ARLA/CLUSTER: Contactos "Historicos" em HF...

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Terça-Feira, 1 de Setembro de 2009 - 19:38:05 WEST


 

Boa Tarde!!!

 

 

Como e sabido e sentido por todos, os niveis de fluxo solar estao extremamente baixos, o que dificulta imenso os contactos em HF, sobretudo nas frequencias mais altas.

 

Ainda nao tive a oportunidade de fazer DX em pleno ciclo solar...

 

Se bem recordo-me o maior indice solar com que trabalhei foi SFI=82.

 

Nessa altura tinha apenas um dipolo de 1/2 onda, a cerca de 3 metros do telhado do predio para a banda dos 17m. E com a ajuda "ficticia" do ATU la trabalhava noutras bandas.

 

Apesar da antena ser tao simples (sem balun, mediçao de SWR), eram possiveis QSO´s longos para os USA nos 17m, escutar ZS nos 20m, e quase que por magia PY e VK nos 40m a noite com pile-ups!!!

 

Hoje???

 

Hoje noutro QTH, com varias antenas caseiras, algumas ate mesmo monobanda, todas afinadinhas, existem alturas que sinto necessidade de ir a rua para verificar se as antenas ainda la estao de pe! Pois os sinais sao muito fracos e o DX torna-se raro.

 

E claro que estou a falar de dipolos, longwires e verticais.

 

Sera que os OM´s das direccionais sentem a mesma dificuldade?

 

Porem, e muito raramente la surgem uns paises novos, creio mesmo que trata-se de estar a hora certa na frequencia certa.

 

Apos a consulta do meu LOG, a estaçao mais distante que contactei (como que por magia) em 2009 foi ZL1BYZ nos 17m em 26/4/09 as 2216Z com RST555.

 

Os colegas mais antigos tem relatos de contactos memoraveis/surpresa, relativamente a distancias, antenas e potencia utilizada?

 

 

 

73 e bons contactos!

 

Miguel Tomaz - CT2JUT
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090901/e50b5a2f/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER