ARLA/CLUSTER: O TAK Antenna - 40m espiral

Carlos Fonseca - CT1GFQ ct1gfqgrupos gmail.com

*O TAK-tenna ^(TM)* *
**by Don Butler, N4UJW* *por Don Butler, N4UJW* *
Hamuniverse.com* *Hamuniverse.com* *

(Note: This review was originally done in May, 2007 when the TAK-tenna
first came out* *(Nota: Esta revisão foi originalmente feito em maio* de
*2007 quando o TAK-tenna primeiro saiu* *
and has been updated since then)* *e tem sido atualizado desde então)*

Why am I doing this review? Porque estou fazendo esta revisão? I don't
review antennas! Eu não analisar antenas!
I don't recommend antennas! Eu não recomendo antenas!

As you may know, a big percentage of this web site is dedicated to
building antennas and not buying them, but sometimes an antenna comes
along that is so unique that it deserves my attention.....and yours!
Como você deve saber, uma grande percentagem deste site é dedicado a
construir antenas e não comprá-los, mas às vezes vem uma antena que é
tão único que merece a minha atenção ..... e teu!
If I normally did antenna reviews then I would probably get right into
it but a bit of introduction is needed to help you understand why I am
reviewing the TAK-tenna. Se eu fiz normalmente antena opiniões então eu
provavelmente obterá direita para ele, mas um pouco de introdução é
necessária para ajudar a compreender por que razão estou a rever o
TAK-tenna. Prepare for some reading. Prepare-se para algumas leituras.
What's that? O que é isso? You just want the bottom line..... BUY IT!
Você só quero a linha de fundo ..... BUY IT!

The Space Problem and Murphy's Law! O Space Problem e Murphy's Law!

Most of you have heard of "Murphy's Law"...you know...he is around when
everything goes wrong that can go wrong. A maioria de vocês já ouviu
falar de "Murphy's Law" ... você sabe ... ele é de cerca de quando tudo
der errado que pode dar errado.

Many hams just don't have the space to put up standard length HF half
wave dipole antennas but would give their left arm to operate on the HF
bands without being limited in one way or another due to space. Muitas
pernas simplesmente não têm o espaço para colocar-se comprimento padrão
HF meia onda dipolo antenas mas dariam o seu braço esquerdo para operar
na IC bandas sem ser limitado em uma forma ou de outra, devido ao
espaço. Many hams are so restricted that HF antennas, due to their
length on the lower bands, are almost totally out of the question.
Muitas pernas são tão restritas que HF antenas, devido ao seu
comprimento na parte inferior bandas, estão quase totalmente fora de
questão. In lots of situations, even a simple half wave dipole on 40
meters just will not fit.....Murphy's law. Em muitas das situações,
mesmo um simples dipolo meia onda em apenas 40 metros não couber ..... a
lei de Murphy.

Yours truly is limited by the lack of natural supports for any kind of
antenna due to being on a lot with absolutely no trees! Atenciosamente é
limitada pela falta de suporte para qualquer tipo de antena, devido a
estar em um lote com absolutamente nenhuma árvores! So if an antenna
that I have needs support, then I have to either build it or buy it.
Então, se eu tenho uma antena que necessita de apoio, então eu tenho que
quer construí-lo ou comprá-lo. Mother Nature has not helped me in any
way and the XYL hates guy wires and "junk metal poles" all over the
place. Mãe Natureza não me ajudou, de forma alguma, e os fios e Xyl
odeia cara "junk pólos metal" em todo o lugar.

Hams like myself are limited by too many trees, not enough trees,
antennas requiring various supports, property lines, overhead power
lines, home owners association rules, layout problems with small city
lots and on and on. Hams como eu são limitados por muitas árvores, não
basta árvores, antenas necessitando vários suportes, propriedade linhas,
linhas eléctricas aéreas, casa proprietários associação regras, layout
problemas com pequenos lotes e na cidade e em. If a ham can be
restricted or limited with the antenna system layout for his HF antenna,
then Murphy's Law will kick in and see that he will remain restricted in
some way. Se um presunto pode ser restringido ou limitado com o sistema
de antena para o seu layout IC antena e, em seguida, Murphy's Law vai
chutar e ver no que vai permanecer restrito de alguma forma. I am
certain Murphy has many twins and one of them has probably visited you
at one time or another in your search for an HF antenna that will fit
your space. Estou certo de Murphy tem muitas gêmeos e um deles tem
provavelmente você visitou em um momento ou outro, em sua busca por uma
antena HF que irá caber seu espaço.

Can you imagine needing about 65 feet horizontal distance to put up a 40
meter horizontal wire dipole or inverted V and all the space you have is
just enough BUT.....the neighbor's fence and that power line is in the
way. Você pode imaginar que necessitam de cerca de 65 metros de
distância horizontal colocada a 40 metros horizontais fio ou dipolo
invertido V e todo o espaço que você tem é apenas o suficiente MAS .....
do vizinho vedação eléctrica e que está no caminho. Murphy just kicked
you! Murphy acabou de chutar você! So you look around and find another
possible location....nope....the top of the house will be too close and
there is no way to get around that tree! Então, você olha em volta e
encontrar outra localização possível nope .... .... o início da casa vai
ser muito estreita e não há maneira de dar a volta a árvore!
Murphy.....again! Murphy ..... novamente! Climb the only available 50
foot tree....what...no safety harness......slingshot practice in the
dark.... Suba a pé disponível apenas 50 árvore .... ... o que não
aproveitar segurança ...... estilingue prática no escuro .... ....what
was that sound.........glass breaking?......Murphy again.....How about
that twig of a stick you call a tree......too short....shut up
Murphy....what is a ham to do? .... o que foi aquele barulho de vidro
quebrando ......... ?...... Murphy novamente ..... Que tal um ramo de
uma árvore chamada pau-lo ...... demasiado curto .... calar Murphy ....
o que é um presunto de fazer?

I get many emails from hams in similar situations wanting suggestions
for limited or restricted space antennas for HF operation and in some
cases, I have to do research on the web to come up with a good
suggestion for a limited space antenna that is workable on HF. Recebo
muitos e-mails a partir de presuntos em situações semelhantes querer
sugestões para limitar ou espaço restrito antenas de HF operação e, em
alguns casos, eu tenho que fazer pesquisas na web para chegar a uma boa
sugestão para um espaço limitado antena que é exequível em HF . Of
course, much depends on the particular layout of the QTH. Obviamente,
muito depende da disposição especial do QTH.

The problem with most HF antenna layouts is the lack of horizontal space
and supports and in most cases going up is the only alternative but for
one reason or another a vertical is out of the question with all those
radials that you just don't have room for....Murphy again.....what
is the answer? O problema da maioria dos layouts HF antena é a falta de
espaço horizontal e apoia e, na maioria dos casos, a subida é a única
alternativa, mas para uma razão ou por outra um vertical está fora de
questão com todos aqueles radiais que você simplesmente não tem espaço
para .... Murphy novamente ..... qual é a resposta?  Well, maybe I have
found an easy and inexpensive way to kick Murphy away from your limited
"antenna farm" permanently! Bem, talvez eu tenha encontrado uma maneira
fácil e barata para chutar Murphy longe de seu limitado "antena fazenda"
permanentemente!

The TAK-tenna Compact Concept! O TAK-tenna Compact Concept!

40 Meter TAK-tenna
NO....it is not a vertical nor one of those EH antennas! NÃO .... não é
um vertical nem uma dessas antenas EH!
*It is an electrical half-wave dipole believe it or not!* *É uma
meia-onda elétrico dipolo acredite ou não!*

I may have found one very usable antenna that should work in most
locations unless your QTH is located in the dog house.....but you still
may have room! Talvez eu tenha encontrado uma muito útil que a antena
deve funcionar na maioria dos lugares a menos que o seu QTH está
localizado no cão casa ..... mas você ainda pode ter espaço! Let me
explain! Deixe-me explicar!

One day while searching the web for unusual antennas, I was introduced
to a "new" concept, (to me), an electrical half-wave dipole based on
what is called the Petlowany principal of spiraling a 1/4 wave length
"pancake" of wire on each end of a greatly reduced boom length yielding
an antenna that was very usable as far as size was concerned. Um dia,
enquanto a web para pesquisar incomum antenas, fui criado para um "novo"
conceito, (para mim), um meia-onda elétrico dipolo com base naquilo que
é chamado de principal Petlowany uma espiral de 1 / 4 comprimento de
onda "panqueca" em cada extremidade do fio de um tamanho muito reduzido
boom produzindo uma antena que era muito útil, na medida do tamanho
estava em causa. What I saw was a 40 meter half wave dipole antenna
compressed into such a small size that I thought it should work poorly
or not at all. O que eu vi foi um 40 metros meia onda dipolo antena
comprimida em um pequeno tamanho tais que eu pensei que deveria
funcionar mal ou não em todos.

Being the "I want to know" for the sake of knowing person that I am, I
had to find out for myself whether this was a bunch of static or not.
Sendo o "eu quero saber" para o bem da pessoa que estou sabendo, eu tive
de descobrir por mim mesmo se este era um monte de estática ou não.

I set out to experiment with it at 2 meters using this principle and it
proved to me that it worked and worked well! Eu definidos para
experimentar com ele a 2 metros usando este princípio e ele mostrou-me
que ela trabalhou e trabalhou muito bem! This was truly a remarkable
principle and I had proved to myself that it worked in such a tiny
package! Esta foi realmente uma notável princípio e eu tive que provar
para mim mesmo que trabalhou em tal um pequeno pacote!

Using the very poorly built wire antenna with junk box engineering and
"make do with what you have" ingenuity using this Petlowany principal,
gave me an antenna that hit repeaters 60 miles away from inside a single
story house over flat terrain! Usando o fio antena muito mal construída
com lixo caixa de engenharia e de "fazer ver com o que você tem"
engenhosidade usando este Petlowany capital, deu-me uma antena que bateu
repetidores 60 milhas de distância da casa dentro de uma única história
sobre terreno plano! At 2 meters it was made from a broken yard stick as
the boom, and a couple of pieces of cardboard, tape and some wire. A 2
metros, foi feita a partir de um stick quebrado estaleiro como o 'boom',
e um par de pedaços de papelão, fita adesiva e alguns fios. It was
straight out of hillbilly junk yard junction....but......this
contraption actually worked! Foi para fora da hillbilly junk yard junção
.... mas ...... esta engenhoca realmente funcionou! I was hitting 2
meter repeaters 60 miles away over flat terrain.......from inside the
house! Eu estava batendo 2 metros repetidores 60 milhas de distância ao
longo do terreno plano ....... a partir do interior da casa!

Enter the TAK-tenna Company Digite o TAK-tenna Empresa

Now the TAK-tenna company, using principles based on ideas by Petlowany
and many others all the way back to the beginning of radio, using some
major modifications, lots of engineering, mechanical and technical
improvements, has developed a line of patent pending greatly reduced
size HF antennas that may put regular length dipoles in their place
where they belong....in non-restricted layouts! Agora, o TAK-tenna
empresa, utilizando princípios baseados em idéias e muitos outros
Petlowany por todo o caminho de volta para o início do rádio, usando
algumas modificações importantes, os lotes de engenharia, mecânica e
melhorias técnicas, desenvolveu uma linha de patente pendente
grandemente reduzida tamanho HF antenas que poderão colocar regular
comprimento dipoles em seu lugar a que pertencem .... em não-restrito
layouts!

A 40 meter electrical half wave dipole in a 30 inch space that
performs?.......I will have to prove it to myself and you the
reader with this review! A 40 metros elétrico dipolo meia onda no espaço
de 30 polegadas que realiza ?....... vou ter que provar para mim mesmo e
que o leitor com esta resenha!

The TAK-tenna line of antennas are extremely reduced space antennas both
horizontally and vertically yet remain electrical half wave dipoles. O
TAK-tenna linha de antenas são extremamente reduzido espaço antenas
horizontalmente e verticalmente ainda permanecem meia onda elétrica
dipoles. My idea for this review was to see if they worked as well as I
had hoped they would, given the fact that thousands of hams are very
limited with room for HF antennas and are constantly looking for better
ways to get out a better or any signal on the HF bands while having
limited or no space for dipoles. Minha idéia para esta revisão foi para
ver se eles trabalharam bem como eu esperava que, dado o fato de que
milhares de pernas são muito limitadas com espaço para antenas HF e
estão constantemente à procura de melhores formas de sair um melhor ou
qualquer sinal sobre as bandas HF, tendo pouco ou nenhum espaço para
dipoles. And all for the price of taking the family out to a good
meal.....unbelievable! E tudo para o preço de levar a família para uma
boa refeição ..... inacreditável!
We'll see..... Veremos .....

About the TAK-tenna review! Sobre o TAK-tenna revisão!

/"Just to set the record straight, I am in no way affiliated or
connected with the TAK-tenna company and owe them nothing in return for
this review nor do they owe me anything. I will freely admit that they
did supply me with an antenna for my review with no strings attached.
No, it is not a tweaked and peaked version or their production model so
it will pass my review with flying colors if some of you are
skeptical....it is just like the one you would get in the box if you
ordered it from TAK-tenna./ /"Só para definir o recorde reta, estou em
nenhuma maneira affiliated ou relacionadas com o TAK-tenna empresa e
lhes devemos nada em troca para esta revisão nem nada me deve./ Vou
/livremente admitir que eles fizeram-me com uma oferta antena para o meu
exame sem strings anexados. Não, não é uma versão tweaked e culminou a
sua produção ou modelo para que ele irá passar com a minha resenha voar
cores se alguns de vocês estão céticos .... é apenas como o que se obtém
um na caixa se você ordenou-lhe a partir de TAK-tenna./ /

//As a general rule, I do not endorse or do any ham radio related
product reviews nor make recommendations./ /Como regra geral, não estou
de acordo ou fazer quaisquer comentários sobre produtos relacionados com
presunto rádio nem fazer recomendações./ /My sole purpose of reviewing
this antenna is for the benefit of the viewers and readers of
Hamuniverse.com and to satisfy my curiosity about this new antenna to
help hams who may be looking for a restricted space HF antenna that will
help them get a better signal out on HF when they are limited with
space./ /O meu único objectivo de rever esta antena é para o benefício
dos telespectadores e leitores de Hamuniverse.com e para satisfazer a
minha curiosidade sobre essa nova antena para ajudar fiambres que podem
estar à procura de um espaço restrito HF antena que irá ajudá-los a
obter um melhor sinal out sobre IC quando são limitados com o espaço./

/I happen to enjoy helping other hams with their antenna limitations and
questions and if I don't know the answer, I will do my best to find it
for you as many of you have found by the emails you have sent me./ /Ora,
eu ajudar outros presuntos desfrutar com os seus limites e antena
perguntas e se eu não souber a resposta,/ farei /o meu melhor para
encontrá-lo para você como muitos de vocês tenham encontrado pelo
e-mails que você me enviou./ /If my review of this antenna turns out
negative...then my advise for what it is worth would be...../ /Se a
minha análise deste antena gira para fora negativo ... então meu
aconselhar para que vale a pena seria ...../ /don't buy it....but if it
turns out positive in my opinion, then it would be well worth your
consideration for a limited space hf antenna./ /não comprá-lo .... mas
se se verificar positivo em minha opinião, então seria bem vale o seu
exame para um espaço limitado hf antena./

/This review for the TAK-tenna may help you decide to try it....or not./
/Esta revisão para o TAK-tenna podem ajudá-lo a decidir a experimentá-lo
.... ou não./ /It makes no difference to me but I do know that this
"type" of antenna......WORKS and the principles behind it are sound and
repeatable.....but a paper clip will radiate rf too....to some extent!/
/Não faz diferença para mim, mas eu sei que este "tipo" de antena ......
obras, bem como os princípios que lhe estão subjacentes são sólidos e
repetíveis ..... mas um clipe irá irradiar RF também .... até certo
ponto!/ /
//Let's see how this limited space antenna compares to a paper clip or
wet noodle and my center fed multiband doublet and a ground mounted
vertical that are not restricted....except by the XYL!.......but
wait......that's not a fair comparison...or is it?N4UJW"/ /Vamos ver
como este espaço limitado antena compara a um clipe ou macarrão molhado
e meu centro alimentados multiband parelhas e um terreno montado
verticais que não são limitados .... excepto pelo Xyl !....... mas
aguarde .. .... isso não/ é /uma comparação justa ... ou é? N4UJW "/

Background of the TAK-tenna company Antecedentes do TAK-tenna empresa

The TAK-tenna antenna design is the brain child of Stephen Tetorka,
WA2TAK, USA O TAK-tenna antena design é o cérebro da criança Stephen
Tetorka, WA2TAK, E.U.A.

The company name, TAK-tenna, LLC, was derived from part of his call
sign. O nome da empresa, TAK-tenna, LLC, foi obtido a partir de parte de
seu indicativo de chamada.
"Steve, WA2TAK, has a Master's in Engineering...spent 25+ years in
Engineering/Manufacturing...including several years with NASA. There's a
30% chance you are within an arms distance from one of his products --
"Steve, WA2TAK, tem um Mestrado em Engenharia ... gastou 25 + anos em
Engenharia / Manufacturing...including vários anos com a NASA. There's a
30% de chance de se encontrar a uma distância de um braço de seus
produtos --
he co-developed the special wire used to make the motor winding for
Seagate Technology's hard disk drive that might be in the computer you
are using right now.".....Source QRZ.COM - WA2TAK ele é co-desenvolvido
especial o fio utilizado para fazer o motor sinuosas para Seagate
Technology da unidade de disco rígido que pode estar no computador que
você está usando agora ."..... Fonte QRZ.COM - WA2TAK

The TAK-tenna Antenna: O TAK-tenna Antena:

This information below with the yellow background was taken directly
from their web site
<http://74.125.93.132/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.tak-tenna.com/&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.hamuniverse.com/taktennareview.html%26hl%3Dpt-BR&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhgd12LIQ2OjUV-mIh6BByPbQqzaEQ>
and slightly edited for space on this page. Estas informações a seguir
com o fundo amarelo foi levado diretamente do seu site
[...]
e ligeiramente editado para o espaço nesta página. None of the content
from their web page has been re-worded. All of the pictures of the
TAK-tenna below were taken during the tuning and operating phase of this
review. Nenhum dos conteúdos da sua página web tem sido re-formulada.
Todas as imagens do TAK-tenna abaixo foram tiradas durante a fase de
afinação e de funcionamento desta revisão.

Electrical Half-wave Dipole Antenna Elétrica Meia onda Antena dipolo
Electrical Quarter-wave radiating spiral end elements Elétrica Trimestre
de ondas irradiando espiral final elementos

Rotable    Portable     Stealth     Perfect Backup Antenna Stealth
Perfeito Backup Rotable Portable Antenna

Direct feed with 50 ohm coax on resonant band Direct feed com 50 ohm
coaxial ressonante sobre banda
Can use coax + tuner...or twin lead + tuner - FB Posso usar coaxial +
sintonizador ... ou twin chumbo + sintonizador - PC
Power tested to 1000 CW watts, key down for 30 seconds Power testados
para CW 1000 watts, tecla por 30 segundos
and 1400 Watts PEP...all FB. e 1400 Watts PEP ... tudo FB.
NO lossy matching components anyplace in system NÃO perdas
correspondentes componentes lugar no sistema
10 to 14 dB signal increase in transmit with 90 degree rotation 10 a 14
dB aumento de transmitir sinais com 90 graus rotação

30 inch boom 30 polegadas boom

Low SWR across band Mínimo cabos em toda a banda

Sturdy and well built Sturdy e bem construído
Weighs only 5 pounds Pesa apenas 5 quilos
Uses proprietary #14 gauge copper plated alloy wire Utiliza a
propriedade # 14 gabari plaqueada ligas de fio de cobre
Easy assembly about 45 minutes Fácil montagem cerca de 45 minutos

*
TAK-tenna40
(TAK-tenna during tuning phase for this review)* *(TAK-tenna durante a
fase de afinação esta resenha)* *

*Tested, Proven and Endorsed by Collins Radio Association Testado,
provado e Parecer do Collins Rádio Associação

*TAK-tenna LLC, 154 Lexington Avenue, Fair Haven, New Jersey 07704**
TAK-tenna LLC, 154 Lexington Avenue, Fair Haven, New Jersey 07704
Telephone 732-530-8530 Telefone 732-530-8530
WA2TAK..( enter call sign on www.QRZ.com
)....Email-stephentetorka  cs.com WA2TAK .. (indicativo de chamada entra
em www.QRZ.com ).... Email-stephentetorka  cs.com *

Original Tak-tenna ad back in May, 2007 (Edited for space on this page)
Original Tak-tenna anúncio novamente em maio de 2007 (Editado por espaço
nesta página)

The TAK-tennas are available in 3 models - 40, 20, and 10 meters. O
TAK-tennas estão disponíveis em 3 modelos - 40, 20 e 10 metros.
The 40 meter model can be used on 40, 30, 20, 15, and 10 meters with a
tuner. A 40 metros modelo pode ser utilizado em 40, 30, 20, 15 e 10
metros com um sintonizador.

Quoted from Steve Tetorka, WA2TAK - TAK-tenna- Citado de Steve Tetorka,
WA2TAK - TAK-tenna -
/"If we have made a small contribution, it is because we stand on the
shoulders of those who preceded us"......"spiral antennas goes back to
early 1900's...the 'spider' which generally sat on top of the wood
cabinet of those TRF AM broadcast radios......"/ /"Se nós fizemos uma
pequena contribuição, é porque nós" sobre os ombros de todos aqueles que
nos precederam "......" espiral antenas remonta ao início dos 1900's ...
"aranha", que geralmente sábado em cima do a madeira gabinete desses TRF
broadcast rádios AM ......"/ /
/

*THE REVIEW* *A REVISÃO*

The model we evaluate is the 40 meter model due to the fact that it
can be fed with either 50 ohm coax, for single band operation or you can
use it with twinlead or coax and a tuner for the additional bands of 30,
20, 15, and 10 meters for a total of 5 HF bands. O modelo que avaliamos
é o modelo de 40 metros, devido ao fato de que ele possa ser alimentado
quer com 50 ohm coaxial, para uma única operação ou banda que você pode
usá-lo com twinlead ou coaxial e um sintonizador para o adicional de 30
bandas, 20, 15 , e 10 metros de um total de 5 bandas HF. It comes in kit
form as do the other models and at the present time, according to
TAK-tenna, is the most popular because of this feature. Ele vem no kit
forma como fazem as outras modelos e, de momento, de acordo com o
TAK-tenna, é o mais popular, devido a esta característica.
Other models are in the research stage. Outros modelos estão em fase de
investigação. 80 meters and others?......could be! 80 metros e outros
?...... podia ser!

My evaluation for this review will be based on a scale of 5 for each
criteria with 5 being a perfect score for each criteria and I have
attempted to choose the most important criteria that most hams will be
looking for and also added a couple of my own so this review scoring
system may not be what you were expecting and is the result of my
opinion and my opinion only. Minha avaliação para esta revisão será
baseada em uma escala de 5 para cada critério, com 5 sendo uma pontuação
perfeita para cada critérios e tenho tentado a escolher o critério mais
importante que a maioria dos presuntos serão procurando e acrescentou
também um jovem de minha própria pelo que esta revisão escore pode não
ser o que você estava esperando, e é o resultado da minha opinião e
minha opinião só.

Now that you have been introduced to the TAK-tenna, Agora que lhe foram
introduzidas para o TAK-tenna,
let's get on with the review! Vamos avançar com a revisão!

TAK-tenna até 11 pés
40 Meter Tak-tenna reviewed 11 feet off the ground! 40 Meter Tak-tenna
revista 11 pés fora do chão!

(There will be a total of 20 review criteria listed below for a maximum
possible point score of 100. You will see my comments after the score
for each of the criteria and note that this review in no way is to be
considered a computer model simulation or results from an antenna test
range....this review is just my observations, and end user thoughts and
comments from a regular ham like yourself.) (Haverá um total de 20 rever
os critérios listados abaixo, para uma pontuação máxima possível de 100.
Você vai ver meus comentários após a pontuação para cada um dos
critérios e nota que esta revisão em nada está a ser considerado um
computador modelo de simulação ou resultados de um teste antena gama
.... esta revisão é apenas a minha observação, e usuário final
pensamentos e observações de um presunto regulares como você.)
I have attempted to do this review with the ham in mind that has limited
space for HF antennas! Tenho tentado fazer esta revisão com o presunto
em mente que tem espaço limitado para IC antenas!

*THE SCORES!* *As pontuações!*

1. *The most important criteria of my review will be the on the air
performance!* 1. *Os critérios mais importantes da minha análise será o
desempenho no ar!*
*(5) If I could give it a 10, I would!* *(5) Se eu pudesse dar-lhe um
10, eu iria!*
I can confirm that I had so much fun with this antenna on the air that I
almost forgot about doing this review! Posso confirmar que me diverti
tanto com esta antena no ar que quase me esqueci de fazer esta resenha!
It is a remarkable antenna for it's size! É notável uma antena para que
o tamanho! Nearly all of the contacts I made were 5 9 reports during
less than favorable band conditions using an old Yaesu FT 107, 100
watts, SSB on 40, 20, and 17 meters...Yes 17 meters too! Quase todos os
contatos que fiz foram 5 9 relatórios durante menos de condições
favoráveis banda usando um velho Yaesu FT 107, 100 watts, SSB em 40, 20
e 17 metros ... Sim 17 metros também! Cuba was loud and clear giving me
a 59 report....and the TAK-tenna was only 11 feet off the ground during
all of the on the air testing. *I can not stress enough the fun I had
reviewing this antenna on the air!* Cuba foi alto e bom som, dando-me um
relatório 59 .... e do TAK-tenna foi apenas 11 pés fora do chão durante
todo o teste no ar. *Eu não posso salientar suficientemente a diversão
Tive revendo esta antena no ar !*

And as an added note, no one on the other side of any conversation over
the air knew what antenna I was running. E como uma nota acrescentado,
não um ao outro lado de qualquer conversa sobre o ar antena sabia o que
eu estava correndo. I only said that I was using a 40 meter dipole up 11
feet and the QTH was Texas, near Dallas. Eu só disse que eu estava
usando um dipolo 40 metros até 11 metros e foi o QTH Texas, perto de
Dallas.

*Other considerations:* *Outras considerações:*
*2.* *2.* *Clear and easy to understand instructions?* *Claro e fácil de
compreender instruções?* *(4.5)

*I followed the instructions exactly as written in the manual in the
order that they were written and did not jump around between steps. Eu
segui as instruções exatamente como escrito no manual, na ordem em que
foram escritos e não saltar em torno de entre os passos.
The instruction manual contains good quality pictures and drawings that
are very helpful but some of you less experienced builders may like to
see a drawing of the completed antenna with part descripions, and their
locations with reference numbers....especially concerning the way the
support tubes attach to the boom with nylon ties as noted below. Even
one drawing or picture of the support tube/boom junction point would
have been helpful to some builders. O manual de instruções contém boa
qualidade fotos e desenhos que são muito úteis, mas alguns de vós menos
experientes construtores maio gostaria de ver um desenho da antena
preenchido com parte descripions, e os seus locais com números de
referência .... especialmente em relação à forma como o apoio Tubos
atribuem ao 'boom' com nylon laços conforme descrito abaixo. Mesmo um
desenho ou fotografia do apoio tubo / boom junção ponto teria sido útil
a alguns construtores.

Most of the instructions were very clear indeed, however when attaching
the supports to the boom, I did notice that there were holes drilled in
the center of each support arm when I took them out of the box. A
maioria das instruções foram muito claros na verdade, no entanto, quando
ligados os suportes para o 'boom', fiz notar que havia buracos
perfurados no centro de cada braço apoio quando eu levei-os para fora da
caixa. There was no mention of why they were there in the instructions.
Não houve menção da razão por que eles estavam lá nas instruções. With a
bit of further investigation and logic, I determined that they are there
so you can use them to feed the nylon ties into the holes and around the
boom so the support arms can be securely attached to the boom. The
support arms are not bolted to the boom but using the nylon ties in the
proper manner makes for a very sturdy setup! Com um pouco de uma
investigação mais detalhada e lógica, que determinou que eles estão lá
para que você possa usá-los para alimentar os laços em nylon e os
buracos em torno do 'boom' de modo a apoiar armas podem ser firmemente
ligados ao 'boom'. O apoio armas não são aparafusados para o 'boom', mas
usando o nylon vínculos com a boa forma torna extremamente robusta para
uma armadilha!

One other very minor thing, (to me), was the fact that you are
instructed to cut a 26 inch length of wire from the supplied length in
the kit to use as a connecting wire from one side of the feed connection
to one of the spirals, with no mention about the left over wire or where
it goes. Uma outra coisa pequena, (para mim), foi o fato de que você é
instruído a corte a 26 cm comprimento do fio a partir do comprimento
fornecidas no kit para utilizar como ligar um fio de um lado da conexão
a uma alimentação do espirais, com qualquer menção sobre a esquerda ao
longo do fio ou onde ele vai. Very shortly, using simple logic, there is
only one option. Muito em breve, usando lógica simples, existe apenas
uma opção. It has to go to the other spiral. Tem que ir para a outra
espiral. This could be slightly confusing to a non-experienced antenna
builder. Este poderia ser um pouco confuso para um não-experientes
antena construtor. I pretended I was that person! Fingi que era essa
pessoa!

Other than this, instructions were excellent! Para além destas, as
instruções eram excelentes!

*3.* *3.* *Ease of assembly, any missing parts, assembly time required?
(4.5)* *Facilidade de montagem, falta peças, montagem tempo necessário?
(4.5)* *
*
This score should probably be a 5 but due to the fact that it took me
about 1 hour and 15 minutes from unpacking to final completion during
the assembly portion, I decided that the "about 45 minutes" statement on
their web site should be lengthened a bit. Este resultado provavelmente
deve ser um 5, mas devido ao fato de que ele me levou cerca de 1 hora e
15 minutos para descompactar conclusão final durante a montagem parte,
decidi que a "cerca de 45 minutos" declaração em seu Web site deve ser
alongado um pedaço.

*UPDATE:* The Tak-tenna website now states "Easy assembly - less than 90
minutes" rather than the original "45 minutes" back in May, 2007.
*UPDATE:* O site agora tenna Tak-estados "Fácil montagem - menos de 90
minutos" em vez do original "45 minutos" já em maio de 2007.
I realize that this may be a bit picky but this is the way I see it. Sei
que isto pode ser um pouco exigente, mas esta é a maneira como eu vejo
isso. Guess this is a play on words on my part and it would all depend
on many variables with individual builders. Acho que é um jogo de
palavras sobre a minha parte e que todos dependem de muitas variáveis
com diferentes construtores. I in no way mean this to be understood as
false advertising! Eu em nada dizer que isso seja entendido como falsa
publicidade!
I did take my time to "get it right" the first time. Eu levo meu tempo a
"get it right" da primeira vez.

I also must admit that the very novel method of attaching each spiral to
the support tubing using notches and nylon ties on the tubing is an
excellent idea. Eu também devo admitir que o próprio método inovador de
cada espiral inerentes ao apoio tubulação utilizando entalhes e nylon
vínculos sobre a tubulação é uma excelente ideia. I am commiting that
one to memory for future home brew projects! If I had included just this
one simple idea as another review criteria, it would have gotten a 10!
Estou empenhando para que uma memória para a futura casa cerveja
projectos! Se eu tivesse incluído apenas esta uma idéia simples que
outra revisão critérios, teria obtido um 10! Great idea Steve! Steve
Grande idéia!

*4.* *4.* *Any special tools or test equipment required for assembly or
tuning? (5)* *Todas as ferramentas especiais ou equipamentos de ensaio
necessários para montagem ou afinação? (5)* *

*By following the instructions which were well written, all you really
need is just a standard HF swr meter and an hf radio capable of 40 meter
operation, a tuner if multiband operation is desired, 50 ohm coax or
twinlead, measuring tape, screw driver, soldering GUN, solder, wire
cutters and a tool to tighten the mast clamp to the mast or your own
preferences for tools. The average ham should already have these. Ao
seguir as instruções que foram bem escrito, tudo o que realmente
precisamos é apenas uma norma HF SWR metros e um rádio HF capaz de 40
metros operação, um sintonizador se multiband operação pretendida é de
50 ohm coaxial ou twinlead, trena, parafuso condutor, maçarico de solda,
solda, arame cortadores e uma ferramenta para reforçar o mastro grampo
ao mastro ou suas próprias preferências de ferramentas. A média presunto
já deveria ter estes.

*5.* *5.* *Can the TAK-tenna be put on the air with acceptable
performance using a tuner without tuning the antenna for lowest swr
during the "tuning" portion of the instructions by just following the
instructions like some other commercial antennas on the market? (5)*
*Pode o TAK-tenna ser colocado no ar com desempenho aceitável, sem
utilizar um sintonizador para sintonizar a antena menor SWR durante o
"tuning" parte das instruções por apenas seguindo as instruções como
alguns outros comerciais antenas no mercado? (5)* *

*You can almost call this antenna PLUG AND PLAY! Você pode chamar esta
antena quase Plug and Play!
Winding the spiral coils onto the supports could be a bit tricky for
some builders, but the instructions are VERY clear on the procedure.
Bobinadoras enrolados em espiral para o suporte podia ser um pouco
complicada para alguns construtores, mas as instruções são muito claras
sobre o procedimento. Just take your time. Basta levar o seu tempo. I
found this very easy. Simple tips are given in the instruction manual
for winding and as I mentioned above, the novel idea of the notches in
the support arms for the spirals make winding a simple process. Achei
isso muito fácil. Simples dicas são dadas no manual de instruções para a
liquidação e, como já referi anteriormente, a idéia da novela entalhes
no apoio de braços espirais fazer a liquidação de um processo simples.

By using the "starting tap points" suggested in the instruction manual,
the swr was about 2 to 1 using an MFJ 259B antenna analyzer on the 40
meter band down near the lower portion of the band. Ao utilizar o "toque
começando pontos" sugerido no manual de instruções, os cabos de aço foi
de cerca de 2 a 1, utilizando um analisador MFJ 259B antena na banda 40
metros para baixo perto da porção inferior da banda. This swr should
pose no problem for a tuner using the initial starting tap points. Este
SWR deve representar nenhum problema para utilizar um sintonizador a
primeira partida torneira pontos.
Please not though that due to your individual construction practices,
the initial swr reading may different for you. Por favor, não obstante
que, devido à sua construção práticas individuais, os primeiros cabos
maio leitura diferente para você.

*6.* *6.* *Any special or unreasonable restrictions on location,
mounting or height above ground? (5) SEE UPDATE AS OF 11-30-08 BELOW!*
*Qualquer especiais ou restrições não razoáveis sobre a localização,
instalação ou altura acima do solo? (5) VER COMO ATUALIZAÇÃO DO 11-30-08
ABAIXO!*

I installed it for the original review at 11 feet from the
ground exactly at the boom and it tuned as expected using the
instructions. Why did I use 11 feet? Eu instalei-o para a primeira
revisão, a 11 pés do chão exatamente no auge e é sintonizada como
esperado usando as instruções. Porque é que eu uso 11 pés? This is the
length of an old CB vertical section I had laying out in my "junk pile"
as my XYL calls it, of aluminum tubing. Este é o comprimento de um velho
CB vertical, que eu tinha no meu "junk pilha", como chama-lhe o meu Xyl,
tubulação de alumínio. As you builders out there know, we call it
"gold". Como você monta lá sabe, chamar-lhe "ouro".
I have not attempted to operate it lower than the 11 feet in the
original testing in May, 2007. There are reports that it "works" below
this limit and *I have confirmed them in the update below!* Eu não tenho
tentado operar é inferior a 11 pés no original teste em maio de 2007.
Existem relatos de que "obras", abaixo deste limite, e *eles me
confirmaram na actualização abaixo!*
*UPDATE (11-30-08)* I have confirmed that ...the TAK-tenna has been
operated as low as 2 feet above ground - on a camera triopod - in
vertical propagation orientation...and as low as 5 feet above ground in
horiztonal propagation orientation so this would certainly add to
it's versatility! *UPDATE (11-30-08)* confirmou que eu tenho ... o
TAK-tenna foi operado a um nível tão baixo quanto 2 pés acima do solo -
em uma câmara triopod - na orientação vertical propagação ... e tão
baixos quanto 5 pés acima do solo na propagação horiztonal orientação,
pelo que este não deixará certamente de adicionar à sua versatilidade!

*7. How does it perform at extremely reduced heights? (5)* *7. Como é
que se apresentará no extremamente reduzida alturas? (5)* *

I have not personally tried the Tak-tenna at other than 11 feet but
according to the many other reports I have read, it performs well down
to 2 feet above ground in the vertical orientation.* *Eu não procurei
pessoalmente a Tak-tenna em outros até 11 pés, mas de acordo com os
muitos outros relatórios que tenho lido, é um bom desempenho para baixo
a 2 pés acima do solo na orientação vertical.* *
*I have not used it at any height below the 11 feet height above ground
in the testing. Eu nunca usei-lo em qualquer altura abaixo dos 11 pés de
altura acima do solo do ensaio. Others have reported good results down
to 2 feet as in #6 above. Outros têm relatado bons resultados até 2 pés
como no # 6 acima.
So to be fair with this review, I gave it a 5. Então, para ser justo com
essa revisão, eu dei-lhe um 5.

*8 . Does it require more than one person to assemble and mount? (5)*
*8. Será que exigem mais de uma pessoa para montar e montar? (5)* *

*Unless you are severely disabled, you should not have any problem with
any part of the assembly or mounting. A menos que você estiver com
deficiência grave, você não deve ter qualquer problema com qualquer
parte da montagem ou montagem. This antenna is so light, 5lbs, that it
is indeed very easy to assemble and get in the air by one person! Esta
antena é tão leve, £ 5, que é de facto muito fácil de montar e ficar no
ar por uma pessoa!

*9.* *9.* *Was it easy to tune for lowest SWR? (4.5)* *Foi fácil para
afinar mais baixo SWR? (4.5)*

I don't know of many, if any, commercial or homebrew antennas that are
perfect when it comes to tuning. Eu não sei de muitos, se for o caso,
comercial ou Homebrew antenas que são perfeitos, quando se trata de
tuning. There is NO cutting or trimming of this antenna required or
suggested to get a good low swr. NÃO existe corte ou recorte desta
antena exigida ou sugeridas para obter um bom baixo cabos de aço. I was
able to get it down to about 1.5 to 1 swr by some expected trial and
error by following the instructions using the alligator clips supplied
for initial tuning of the tap points on each spiral. Eu era capaz de
obtê-lo para baixo a cerca de 1,5 a 1 SWR por alguns esperado ensaio e
erro, seguindo as instruções fornecidas com o jacaré clips de afinação
inicial da torneira pontos em cada espiral. Don't get discouraged, it is
very tunable for low swr on 40 meters! Não fique desencorajado, é muito
melodioso para baixo SWR em 40 metros! Do not expect low swr on any
other band other than the resonant band of 40 meters. Não esperem baixo
SWR em qualquer outra banda que não seja o ressonante banda de 40 metros.
Remember, this is an electrical half wave antenna. Lembre-se, esta é uma
meia-onda elétrica antena. I did note that the swr was usable on 15
meters as would be expected unless you are a perfectionist. Fiz notar
que os cabos de aço era utilizável em 15 metros, tal como seria esperado
se você não tiver um perfeccionista. As the manual states, there may be
rf on the shield so follow the instructions and suggestions supplied in
the manual and don't let this fact worry you....the antenna will
perform! Tal como o manual indica, pode haver RF sobre o escudo isso,
siga as instruções e sugestões fornecidas no manual e não deixe que esse
fato se preocupe você .... a antena irão realizar!

*10.* *10.* *Was the SWR low over a good usable range as determined by
the MFJ259B as a test meter? (4.5)* *Os cabos de aço foi reduzida ao
longo de um bom leque utilizáveis como determinado pela MFJ259B como um
teste metro? (4.5)* *

*YES! SIM! I suspected at the beginning of the review that after final
tuning during the initial setup that the TAK-tenna may be very narrow
banded on some bands. Eu suspeito no início da análise final que, após
afinação durante a configuração inicial que o TAK-tenna pode ser muito
restrito em algumas faixas de bandas. However, when using a tuner, and
50 ohm coax feed, at 11 feet off the ground, I found that the usable
range on most bands was very adequate without having to retouch the
tuner adjustments. No entanto, quando se utiliza um sintonizador, e de
50 ohm coaxial alimentação, a 11 pés fora do chão, achei que a gama
utilizável na maior parte das bandas era muito adequado, sem ter de
retocar o sintonizador ajustes. 10 meters was a bit tricky with an MFJ
901B tuner, but with some very fine tuning of the controls, it fell
right into 1 to 1 swr at 28.400mhz! 10 metros estava um pouco complicada
com um sintonizador MFJ 901B, mas com muito aperfeiçoamento dos
controles, ele caiu bem em 1 .-1. SWR em 28.400mhz!

And for you "Techies" out there, the MFJ 259B showed me a match
efficiency of 99% at 7.1668mhz with an swr of 1:1 and at 21.590mhz, 98%
with a 1.2 to 1 swr at the shack end of the coax if you put much faith
in the very popular MFJ antenna analyzer. E para você "Técnico" lá fora,
o MFJ 259B me mostrou uma eficiência de 99% correspondem a um 7.1668mhz
com cabos de aço e de 1:1 em 21.590mhz, 98%, com um 1,2-1 SWR na cabana
final do coaxial Se você colocar muita fé na antena muito popular MFJ
analisador.

*11.* *11.* *Mechanical stability and material quality? (5)*
*Estabilidade mecânica e de qualidade dos materiais? (5)* *

EXCELLENT!* *EXCELENTE!*
The TAK-tenna company uses high quality materials throughout. O
TAK-tenna empresa utiliza materiais de alta qualidade ao longo do
processo. I did not find any problem with the construction quality of
anything supplied with it. Eu não encontramos nenhum problema com a
construção da qualidade de qualquer coisa fornecida com ele.
(The alligator clips supplied *for tuning only* could be a bit larger
for bigger fingers!) (O jacaré clips fornecidos *para afinação só*
poderia ser um pouco maior para os mais dedos!)

There is extra spiral wire included and plenty of black uv type nylon
ties. Há extra arame espiral incluído e abundância de nylon preto tipo
uv laços. Don't worry if you make a mistake during construction and
wonder if you have enough wire and ties to complete the job....you will!
Não se preocupe se você cometer um erro durante a construção e se
perguntam se você tem o suficiente fio e laços para completar o trabalho
.... você! You might even have enough of the spiral wire for a 2 meter
ground plane or vertical dipole! Você pode até ter o suficiente do arame
espiral 2 metros para um terreno plano ou vertical dipolo! I saved mine
for a later date! Eu salvei mina para uma data posterior!

*12.* *12.* *How the TAK-tenna compares on the air to an 80 meter
homebrew multiband center fed doublet dipole fed with TV twinlead using
a tuner up about 30 feet set up in a North to South configuration* ?
*Como compara o TAK-tenna no ar a 80 metros um Homebrew multiband centro
alimentados parelhas dipolo alimentados com um sintonizador TV twinlead
utilizando-se cerca de 30 pés criado em uma configuração do Norte para o
Sul?* *(5)* *(5)* *

*I could not give this test comparison a fair un-scientific test due to
band conditions except on receive, and could not get a steady signal
with any antenna I had for a good comparison but one thing I quickly
noticed during switching between TAK-tenna and the other dipole I
had was the fact that I HEARD no noticeable difference on any band. Eu
não poderia dar este ensaio uma comparação justa un científico-teste
devido à banda condições excepto em receber, e não poderia obter um
sinal estável com qualquer antena eu tinha para uma boa comparação, mas
uma coisa que eu reparei durante a rápida mudança entre TAK-tenna e o
outro dipolo eu tinha era o fato de que eu ouvi nenhuma diferença
perceptível em qualquer banda. I found this remarkable compared with
about 123 feet of wire up about 30 feet! Achei que esta notável em
comparação com cerca de 123 metros de fio de cerca de 30 pés! The on the
air tests in #1 above proved to me how well this antenna works for it's
size. Os testes sobre o ar em # 1, mostrou-me como esta antena funciona
bem para sua dimensão.

*13.* *13.* *How does it compare to a ground mounted multiband
commercial Hustler 4BTV vertical with no radials and fed with RG58 coax*
? *(5)* *Como é que se comparar a um terreno montado multiband comercial
Hustler 4BTV vertical sem radiais e alimentados com RG58 coaxial? (5)* *

*Again, I HEARD no noticeable difference except that foreign broadcast
did seem to be just a bit "louder" on the 4BTV and the S meter confirmed
less than 1 S unit difference if you can put much faith in S meters.
Mais uma vez, ouvi nenhuma diferença perceptível exceto estrangeiras que
difundiram fez parece ser apenas um pouco "alto" no 4BTV e o S inferior
a 1 metro confirmou S unidade diferença se você pode colocar muita fé em
S metros. I am sure that this could be due to the angle of radiation of
the vertical being lower than the TAK-tenna, but in any case, 21 feet of
commercial antenna compared to 30 inches.....you be the judge! Estou
certo de que este poderia ser devido ao ângulo de radiação vertical da
sendo menor do que o TAK-tenna, mas em qualquer caso, 21 pés de antena
comercial em comparação com 30 polegadas ..... você seja o juiz!

I am even considering using the 4BTV Hustler vertical as an expensive 21
foot mast for mounting the TAK-tenna on top of it in the
future!......But then there is Murphy's law and the XYL stepping in....I
may have to use some guy ropes! Estou usando o mesmo considerando 4BTV
Hustler vertical como um caro 21 pés mastro para montagem do TAK-tenna
em cima dele no futuro !...... Mas depois há a lei de Murphy e os Xyl
intensificação pol ... Talvez eu tenha de usar um cara cordas! The XYL
hates guy ropes and wires! Go away Murphy! O cara odeia Xyl cabos e
fios! Murphy Vá embora!

*14.* *14.* *If used with a rotor, can it help to "null" out stations in
undesired locations* ? *(5)* *Se usado com um rotores, pode contribuir
para o "nulo" fora estações em locais indesejada? (5)* *

*This was a test of the TAK-tenna I conjured up using the
characteristics of a "rotatable dipole" compared to the TAK-tenna and is
not, in my opinion, a fair test due to the fact that TAK-tenna makes
no references to the fact that it can "null" out stations off the side.
Este foi um teste do TAK-tenna eu evocado utilizando as características
de uma "rotatable dipolo" em comparação com o TAK-tenna e não é, na
minha opinião, um teste justo, devido ao facto de TAK-tenna não faz
referências à o fato de que ele pode "nulo" fora estações fora do lado.
The TAK-tenna web site states " 10 to 14 dB signal increase in transmit
with 90 degree rotation". O TAK-tenna site afirma "10 a 14 dB aumento de
transmitir sinais com 90 graus rotação". This tells me that if
the TAK-tenna is rotated toward a station under controlled conditions, (
a good steady signal), and an S meter reading is taken, then if
the TAK-tenna is rotated 90 degrees,  the signal should drop about 10 to
14 dB. Isso me diz que, se o TAK-tenna é girada na direção de uma
estação, em condições controladas, (um bom sinal estável), e um S de
leitura é tomada e, em seguida, se o TAK-tenna é rodado de 90 graus, o
sinal deverá cair cerca de 10 a 14 dB.
I am putting words into this that TAK-tenna does not state. They make no
statements to the effect that this antenna is directional, but in my
opinion, if it acts like a dipole that ordinarily has worst performance
off the ends, then this, in my opinion, is what we are seeing here.
Estou colocando as palavras em que este TAK-tenna não estatais. Eles não
fazer declarações no sentido de que esta antena é direcional, mas na
minha opinião, se ele age como um dipolo que normalmente tem pior
desempenho fora das extremidades, então isso, na minha opinião, é o que
nós estamos aqui vendo.
If you look at the design of the TAK-tenna from an angle of 90 degrees
to the boom, you see only a very tiny amount of wire "exposed" in the
direction of a station 90 degrees off the side vs "looking" at that same
station "head on". Se você olhar para a concepção do TAK-tenna partir de
um ângulo de 90 graus em relação ao 'boom', você vê apenas uma muito
pequena quantidade de fios "expostos" em direcção a uma estação 90 graus
fora do lado vs "olhando" em que mesma estação "na cabeça". The
TAK-tenna is not a Yagi, and in no way does the company refer to it as
such, so don't expect that sort of performance from it! O TAK-tenna não
é uma Yagi, e em nada a empresa se referem a ele como tal, por isso não
esperamos que este tipo de desempenho a partir dele!
This is a very, very compact electrical half wave length dipole antenna,
Este é um muito, muito compacto elétrico dipolo meia onda comprimento
antena,
no more, no less! Nem mais, nem menos!

*15.* *15.* *Cost versus time saved dealing with MURPHY'S LAW* ? *Custo
versus tempo economizado MURPHY lidar com* a *lei?* *(5)* *(5)* *
*
EXCELLENT! EXCELENTE!
If you could build this antenna from "scratch" as a complete home brew
project, then I believe Murphy's Law would win! Se você pudesse
construir esta antena de "scratch", como um completo home brew projeto,
então creio que Murphy's Law iria ganhar! I honestly do not think you
would save ANY time nor could you save ANY money by attempting any other
method other than ordering one of these antennas from the TAK-tenna
company. Eu honestamente não acho que você ia salvar qualquer tempo, nem
poderia guardar algum dinheiro por tentar qualquer outro método que não
seja uma encomenda destas antenas do TAK-tenna empresa. Just cutting the
notches alone for the spiral wire would take a long time plus all the
drilling of the other holes required for the boom and spiral supports.
Basta cortar os entalhes sozinho para o fio espiral levaria muito tempo,
mais a perfuração de todos os outros buracos necessários para a lança e
suporta espiral. For the price of this antenna at the time of this
review, how could you loose and still get out a good signal on HF with
your limited space? Para o preço desta antena no momento desta revisão,
como você pode soltas e ainda sai um bom sinal em HF com o seu espaço
limitado?

*16.* *16.* *Is the TAK-tenna advertising on their web page
misleading in any way in my opinion?** **(5)* *Será que o TAK-tenna
publicidade enganosa sobre a sua página web, de forma alguma, na minha
opinião?** **(5)* *
**
**Absolutely NOT!* *Absolutamente não!*

I could not find one statement on their site that could be considered in
my opinion as misleading in any way. Eu não poderia encontrar uma
declaração em seu site que poderia ser considerada, na minha opinião
como enganosa de qualquer forma.

They do not represent this antenna to be a "miracle" antenna in any
form. Eles não representam esta antena para ser um "milagre" antena, sob
qualquer forma. They do not represent the TAK-tenna as bending the laws
of Physics or changing them in any way. Eles não representam o TAK-tenna
dobra como as leis da Física ou alterá-las de qualquer forma.
It is designed mainly to be used in limited space situations for hams
who are restricted to little or no HF operation due to lack of adequate
antenna space among it's many credits. É projetado principalmente para
ser usado em situações espaço limitado para presuntos que são restritas
a poucas ou nenhumas HF funcionamento devido à falta de espaço entre
antena é muitas créditos.

*17.* *17.* *Was it shipped in an adequate container to prevent shipping
damage? (5)* *Foi enviado em um recipiente adequado para evitar danos
marítimo? (5)* *
*
YES! SIM! The antenna was extremely well packaged in a sturdy container
and survived the rigors of going through the many hands of Federal
Express! A antena foi extremamente bem embalado em um recipiente
resistente e sobreviveu os rigores de passar através das muitas mãos da
Federal Express!

*18.* *18.* *If I decide to take it down and use it at another location
like camping or field day, will I have problems with the disassembly and
reassembly? (4)* *Se eu decidir levá-la para baixo e usa-lo em outro
local como acampamentos ou campo dia, vou ter problemas com a
desmontagem e remontagem? (4)* *
This may not be a fair test but I threw it in anyway!* *Isto pode não
ser justo um teste, mas eu joguei ele de qualquer maneira!* *
*This model for this review, the 40 meter version, is only about 30
inches by 30 inches assembled and extremely light in weight. Este modelo
para esta revisão, a 40 metros versão, é apenas cerca de 30 polegadas
por 30 polegadas montadas e extremamente leve no peso. In my way of
thinking, it could be taken off the mast and just put it in the back
seat of most cars. Na minha maneira de pensar, que poderia ser retirado
do mastro e simplesmente colocá-lo no banco de trás da maioria dos
carros. The spiral wires are very stiff but could of course be bent
somewhat out of shape with ruff handling. A espiral fios são muito
rígidos, mas poderia, obviamente, de ser um pouco fora de forma dobrada
com trunfar manuseamento.

One recommendation I might have would be that if you foresee moving it
many times to different locations like camping or field days, would be
to simply modify the boom on each side by cutting in the center of each
side and adding a coupler of some sort using short bolts thru the boom
while keeping the same boom length of 30 inches. Uma recomendação que
poderia ter seria prever que, se você movê-la várias vezes para
diferentes locais como acampamentos ou domínio dias, seria a de
simplesmente alterar o 'boom' de cada lado por uma redução no centro de
cada lado e adicionando um acoplador de algum tipo utilizando curto
parafusos através do boom boom, mantendo o mesmo comprimento de 30
polegadas. Then it should be just a simple matter of taking the antenna
apart leaving two "pancake spirals" and the mast portion of the boom
left to lay flat. Em seguida, ele deve ser apenas uma simples questão de
tomar a antena para além deixando dois "panqueca spirals" eo mastro
parte do 'boom' da esquerda para a estabelecer planos. Use your
imagination. Use a sua imaginação.
TAK-tenna makes no references to this one way or the other. TAK-tenna
não faz qualquer referência a esta uma forma ou de outra.

*19.* *19.* *If for some reason the antenna breaks at some future time,
can I easily repair it myself without having to re-order high priced
parts for it? (5)* *Se por alguma razão, a antena pausas em algum
momento futuro, eu posso facilmente repará-lo sozinho, sem ter que
voltar a pedir alto preço de peças para isso? (5)* *

*I am going to really stick my neck out here for the TAK-tenna company
to chop off and say yes. Estou indo para realmente pau meu pescoço aqui
fora para o TAK-tenna empresa para cortar e dizer sim. I did not design
the antenna but from outward appearances, there is nothing in it that
you could not replace using materials from Home Depot, Lowes, the
hardware store, etc to get it back into operation. Eu não desenho a
antena externa, mas a partir de aparências, não há nada nela que você
não pode substituir utilizando materiais de Home Depot, Lowes, a loja de
ferragens, etc para reavê-lo em funcionamento. Hopefully there are no
reasons why you could not do this. Esperemos que não existem motivos
para você não podia fazer isso. In my opinion, when antenna companies
use special materials, components, parts and pieces for their product
with the express purpose of making their products non-repairable except
when using only their inflated high priced replacement parts...then they
are only in business for one thing...and it is not you and Na minha
opinião, quando antena empresas utilizam materiais especiais,
componentes, partes e peças para o seu produto com o propósito expresso
de tornar os seus produtos não-reparáveis, excepto quando se utilizam
apenas os seus elevados preços inflacionados peças ... então eles estão
apenas no negócio para uma coisa ... e não é você e
I realize also that with many commercial antennas, there are many
machined parts that require special equipment to make....most hams don't
have a production line setup. Sei também que muitos comerciais com
antenas, há muitas peças mecanizadas que requerem equipamentos especiais
para fazer .... mais pernas não têm uma linha de produção configuração.
I see nothing in the TAK-tenna that would require more than everyday
hand tools to get it back on the air. Não vejo nada no TAK-tenna que
exigiria mais do quotidiano ferramentas manuais para obtê-lo de volta no
ar.

I do not get the impression about the TAK-tenna company concerning the
importance of money over the end user. I don't get a impressão sobre o
TAK-tenna sociedade sobre a importância do dinheiro sobre o usuário
final. I believe they are in business for the ham radio operator and not
against him. Eu acredito que eles estão no negócio para o operador de
rádio amador e não contra ele. This antenna could easily sell for
$100.00 or more and they should sell like hot cakes at that price but as
of this writing, the TAK-tenna is no where near that price! Esta antena
poderia facilmente vender por US $ 100,00 ou mais e eles devem vender
como bolos quentes em que o preço, mas como desta escrita, o TAK-tenna
não é perto de onde esse preço!

Sure, they should make a mint with the TAK-tenna.....I wish them all the
best! Claro, eles devem fazer uma hortelã com o TAK-tenna .....
Desejo-lhes as maiores felicidades!

The most fragile part of the TAK-tenna is the spiral wire used on each
end. A parte mais frágil do TAK-tenna é o fio espiral usado em cada
extremo. It should not break under normal uses so I really should not
call it fragile. Não deve quebrar em condições normais utiliza para que
eu realmente não deve chamá-la frágil. This is proprietary #14 gauge
copper plated alloy wire and I assume it is made specifically for this
antenna. Esta é proprietária # 14 gabari plaqueada liga fio de cobre e
eu parto do princípio de que é feita especificamente para esta antena. I
am sure that if you feel better about replacing anything on the antenna,
the company will be happy to help. Tenho a certeza que se você se sentir
melhor sobre qualquer coisa sobre a substituição da antena, a empresa
terá todo o prazer em ajudar.

*20.* *20.* *How did it perform as a multibander? (5)* *Como foi
executar como um multibander? (5)* *
*
*EXCELLENT!* *EXCELENTE!* *

This TAK-tenna antenna really shines as a multibander!* *Este TAK-tenna
antena realmente brilha como uma multibander!* *You will forget how
small it is while operating!* *Você vai esquecer como é pequeno,
enquanto operam!* *
*I can confirm that this antenna should perform well for you on it's
advertised bands with a tuner and I found that 40, 30, 20, 17, 15, 12
and 10 meters "tuned" just fine for me giving a bonus of 7 HF bands in
such a small space! Posso confirmar que esta antena deve desempenhar bem
para você, em que é anunciado bandas com um sintonizador e constatamos
que 40, 30, 20, 17, 15, 12 e 10 metros "sintonizado" apenas bom para mim
dando um bónus de 7 bandas HF em tal um pequeno espaço! Your tuner may
be different than mine so you may not get this performance...experiment!
O seu sintonizador pode ser diferente do meu, para que você não pode
obter este desempenho ... experiência!

I used a very basic MFJ 901B tuner during this review and if it will
"tune" this antenna with no problems, then your tuner should too. Eu
usei uma base muito MFJ 901B sintonizador durante esta revisão, e se ela
vai "afinar" esta antena sem problemas, então o seu sintonizador deverá
também.
Like I said at the start of this review, I was having so much fun with
this antenna that I almost forgot this was a review! Como eu disse no
início desta análise, eu estava tendo muito divertido com esta antena
que eu quase esqueci esta foi uma revisão!

I made several contacts on 40, 20, and 17 meters using 100 watts ssb or
less with no report less than an S9 or a 59 report under terrible band
conditions, summer static and at various times of the day.  A Cuban
station reported 59 copy on 17 meters. Fiz vários contatos em 40, 20 e
17 metros SSB com 100 watts ou menos com o relatório não inferior a um
S9 ou 59 um relatório em terríveis condições banda de Verão estático e
em vários momentos do dia. Uma estação cubano relataram 59 cópia em 17
metros. 15, and 10 meters were "dead" during the initial on the air
testing. 15, e 10 metros foram "mortos" durante o teste inicial no ar. I
did not do on the air testing on 30 meters but receive was fine. Não fiz
testes no ar em 30 metros, mas foi receber multa. I see no reason why
30, 15 and 10 meters should not do well with average band conditions and
due to the fact that I wanted to get this review out to you as soon as
possible is the reason I have not tried it on those bands. Não vejo
motivo para 30, 15 e 10 metros não deve fazer bem, com média banda
condições e devido ao fato de que eu queria chegar a essa revisão para
você o mais rapidamente possível é a razão pela qual eu ainda não tentei
sobre essas bandas.

Technician class hams should have a ball when 10 meters starts booming
and this antenna should get them on the lower CW bands now! Técnico
classe pernas uma bola quando deveria ter 10 metros começa expansão e
esta antena deve pegá-los na parte inferior CW bandas agora!

This antenna has so many possibilities in my opinion when you are
limited for HF antenna space. Esta antena tem tantas possibilidades, na
minha opinião, quando você está limitado por IC antena espaço. Although
the instruction manual plainly states that this antenna is not
recommended for use inside....I know the experimenting nature of most
hams will win over them and lots of hams will try it in their attics,
garage, balcony, etc. Embora o manual de instruções indica claramente
que esta antena não é recomendada para utilização no interior .... Eu
sei que a natureza da experimentação pernas ganharão mais sobre eles e
os lotes de pernas vai tentá-lo nos seus sótãos, garagem, varanda, etc

The thing that really impressed me about the TAK-tenna is the fact that
during all of the fun I had with it on the air, I seemed to forget it
was a "tiny" 40 meter antenna not longer than 30 inches! A coisa que
realmente me impressionou sobre o TAK-tenna é o fato de que, durante
toda a diversão que tive com ele no ar, eu parecia ter esquecido que era
uma "pequena" 40 metros antena não superior a 30 polegadas! Maybe my
review sounds like I am biased......I am! Talvez a minha análise soa
como sou tendencioso ...... eu sou!
The TAK-tenna has proven itself to me and I believe you will be biased
also when it gets you on HF when before, you could not! O TAK-tenna
provou-se a mim e eu acredito que será distorcida também quando você
fica em HF, quando antes, você não pode!

I did not "review" the antenna for the statements concerning,

"Rotable    Portable     Stealth     Perfect Backup Antenna"
on their web site because these facts are so obvious due to the shear
size...or maybe I should say lack of size for the antenna.

This antenna would make a perfect antenna for field day, QRP, camping,
backup for your wire antennas and Yagi's, when Mother nature or Murphy's
law steps in. I am sure you can think of other ways to use it.
Backpacking adventures may be difficult but if you can divise a way to
take it completly apart and then re-assemble it out in the field, then I
don't see anything stopping you from having a great deal of fun on
HF...out in the woods or on top of that mountain!......go for it! QRP
anyone?