ARLA/CLUSTER: "Mais vale haver radio-amadores maus, que nenhuns"

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2009 - 20:44:04 WET

Carissimos
Sei de fonte segura que as coisas não estão tão pretas como as pintam (ja
existem alguns pedidos embora não muitos, de candidatos a exame para a
classe 2 e 3 na ANACOM).  Só não irá fazer exame para radioamador quem não
quiser. Isto porque qualquer operador da categoria 3 pode operar uma estação
ja devidamente autorizada, (Em 1977 quando tirei a carta de operador amador
nº1663 tambem era assim, sendo que operava-mos como "segundos operadores com
a carta nº xyz" ) tendo o seu proprietário como supervisor. Por outro lado,
os examens para a classe 3 vão ser muito simples. Nada de assustar, e muito
acessiveis. A classe 2, apesar da matéria assustar, tambem não vai ser o
"fim do mundo" e vai ser acessivel aos candidatos que tenham os
conhecimentos basicos recomendados, para poderem lidar com equipamentos de
radiocomunicações. Por outro lado sei que a classe 1, vai ser mais dificil
do que a antiga classe "A",  e que aí sim, ja vai haver lugar a algum
desenvolvimento de materia, e que ja é preciso estar de alguma forma
familiarizado com as técnicas radioeléctricas  e operativas, para poder
ascender à classe 1. A ideia não é criar "elites" mas sim colocar cada
amador no seu lugar, de acordo com as aptidões quer técnicas, quer
operativas, que têm na área das radiocomunicações. Isso têm a sua lógica,
pois pelo simples facto de por exemplo alguem ser um bom engenheiro
agrónomo, não quer dizer que seja um bom radioamador, e como tal, se tiver
que permanecer na classe 3, assim será. Quem quiser subir, pois é muito
simples....Estuda e faz exame!!!...O facilitismo a que se assistia é que não
 podia continuar. E não falo de agora, mas sim desde os tempos em que quase
todos os amadores vindos das ex-colónias levaram a classe "A" por
simpatia...Alguns (eu assisti a isso) respeitaveis amadores da classe "A"
não sabiam o que era o PTT do microfone, nem para que servia, Eram amadores
porque tinham la nas quintas os radios para falar para a cidade, mas nem
eram eles que operavam. O problema começou nessa altura. Durante muitos anos
todos tiveram oportunidade de chegar à classe "A" de uma forma pouco
apropriada, mas simples. Só não o fez quem não quis. Agora não existe lugar
para "lamúrias", pois a "vassourada" só pecou pela demora. Quem gostar do
nosso hobby, de uma forma ou de outra acaba por vir cá parar...Quem não
gosta, pois tambem não deve fazer cá muita falta!

73 de CT4RK