ARLA/CLUSTER: Digital-PRS na rede APRS.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2009 - 18:33:30 WET


D-PRS na rede APRS.
Texto traduzido e adaptado do autor Peter Loveall AE5PL

Um rádio D-Star pode tanto operar em modo analógico (o FM que usamos hoje) como em modo DV, que é o modo digital. Neste último, sua transmissão só será compreendida se recebida por outro rádio que opere no sistema D-Star. Os rádios que temos hoje podem até sintonizar uma transmissão DV, mas só ouviremos ruídos.

O D-PRS Interface combinado com Javaprssrvr, podemor usar o nosso APRS desfrutando dessa nova tecnologia nos novos radios D-STAR. O link com toda a documentação e o programa está disponível em www.aprs-is.net/dstartnc2.htm.

D-PRS Interface para Windows é um. NET 2.0 de instalação automática (instala todas as partes necessárias) que utiliza o Windows (INTERFACE GRÁFICA DO USUÁRIO ) e não requer nenhum arquivo de configuração especial. É compatível com todos os sistemas operacionais Windows que suportam .NET 2.0. Usuários de outros sistemas operacionais por favor contatem Pete Loveall ao endereço dado ao fundo da página para a implementação do javAPRSSrvr.
Enquanto só uma de comando de interface ,o javAPRSSrvr provê toda a funcionalidade do D-PRS Inteface por todas as plataformas que apóiam a Java.

A Interface de D-PRS tem uma porta TCP/IP (127.0.0.1:14551) para cliente APRS, para conectar exatamente da mesma forma que se conectariam a um servidor APRS-IS. Esta porta suporta múltiplos clientes. VHF e UHF com rádios D-STAR. Têm uma capacidade de Trackear ( Transmitindo relatórios de posição de um GPS). O D-PRS Interface converte estas informações de posição aos rádios D-STAR remotos na porta do APRS. Assim o cliente poderá ver outros rádios D-STAR além de outras estações de APRS que usam o D-PRS Interface ou pacotes APRS transferidos ao canal D-STAR de baixa-velocidade através do javAPRSSrvr.

D-PRS Interface também tem uma porta TCP/IP (127.0.0.1:14550) isso provê um caminho direto para a porta serial. Isto pode ser usado por um cliente de telnet ou qualquer outro cliente de TCP/IP podendo enviar e receber dados para porta serial D-STAR.

D-PRS Interface e o javAPRSSrvr fazem a soma de verificação e confere as posições de coordenadas GPS recebidas de rádios de D-STAR remotos. Eles também reduzem o contínuo informação de posição. Isso acontece quando um rádio de D-STAR transmitir voz a um único relatório de posição ocupando o cliente do APRS-IS (Servidor de APRS) respectivamente. Usuários do Non-2820 têm que fazer uma verificação em suas mensagens GPS usando o D-PRS Calculador Mensagem.

O Icom IC-2820 introduziu um modo novo chamado GPS-UM. Este modo usa um CRC para compactar um formato de APRS TNC2 na transmissão. O D-PRS Interface e o javAPRSSrvr reconhecem aquele formato e usam para transferir pacotes APRS ao D-STAR DV dados de fluxo. Os usuários de IC-2820 deveriam fixar os rádios a um GPS-UM modo e deveriam fixar o UNPROTO em API282,DSTAR*
Finalmente, a maioria dos repetidores deve ter o javAPRSSrvr instalado para prover tranferência de posições D-STAR para o APRS-IS. Para fazer uso disto, configure o seu RPTR2 ao indicativo do repetidor com um G SSID. Isto permitirá o gateway ver o datastream levando a informação da porta D-PRS ao APRS-IS.

[http://www.aprs-is.net/images/DStarTNC2.jpg]

Clique no link para download do arquivo instalador DPSInterface.zip<http://www.aprs-is.net/downloads/DStar/DPRSInterface.zip> (3.12.14.02 10/23/07) e se aventure nesta nova opção com o seu novo radio D-STAR.

O D-PRS Interface e o javAPRSSrvr é grátis para uso dos Radioamadores e para os seus propósitos. O uso comercial ou governamental, distribuição em qualquer forma é proibida. Para uso Comerical ou os usuários de Governos, podem contactar o Peter Loveal no e-mail pete  ae5pl.net<mailto:pete  ae5pl.net>  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo e para solicitar informação de autorização de uso.

Fonte: APRSBRASIL.COM
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20091026/96d37300/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER