ARLA/CLUSTER: Escute a emissão em morse do SAQ recebida pela ARARA.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2009 - 14:17:54 WEST


 Usada para emissões de telegrafia transatlântica nas primeiras décadas após a sua inauguração em 1925, a estação emissora de Grimeton (http://www.grimetonradio.se )  serviu também a marinha Sueca, sendo usada para comunicações com submarinos até 1996. 

Presentemente a estação é considerada Património da Humanidade pela UNESCO e a associação Alexander ajuda a manter viva essa estação, efectuando transmissões ocasionais em dias comemorativos.
 
No 28 de Junho festejou-se na estação de Grimeton o dia de Alexander, o inventor do sistema de transmissão da estação, realizando-se uma das transmissões comemorativas. 

Aproveitando a ocasião, o grupo ARARA  testou este receptor em Portugal, tendo batido o recorde de distância  de recepção para este receptor ao receber com sucesso uma emissão morse do SAQ 
(http://www.arara.estgl.ipv.pt/wp-content/uploads/SAQ28062009.wav) confirmada depois pela recepção do cartão de confirmação (QSL).


Fonte:Grupo ARARA - Astronomia, Rádio-Astronomia e Rádio-Amadorismo da ESTGL (Politécnico de Viseu da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego) (http://www.arara.estgl.ipv.pt)
 



Mais informações acerca da lista CLUSTER