ARLA/CLUSTER: Como efectuar um Registo D-Star...?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 16 de Outubro de 2009 - 14:43:43 WEST


Caros colegas,

Para utilizar todas as potencialidades que o sistema D-STAR oferece é preciso efectuar um registo.

A página para efectuar o registo na Repetidora localizado na Serra da Arrábida " D-STAR Gateway System (CQ0DSA)" da A. R. L. A. - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano encontra-se disponível em: https://dstar-arla.dyndns.org/Dstar.do 

Esse pequeno cadastro (IP) é necessário para se ter permissão de acesso a qualquer repetidora D-Star no Mundo. Basta ser registado em apenas uma repetidora para ter acesso a todas elas. 

Quando efectua a configuração do seu rádio e tenta o acesso a uma das repetidoras, você "ganha" um acesso temporário. Esse n.º de cadastro é muito importante, pois garante a integridade de comportamento em todo o sistema. 

Imagine que um radioamador começa a se comportar mal, a ofender ou a fazer qualquer tipo de mau uso do sistema. Basta uma queixa a qualquer administrador D-Star (sysop) para que esse solicite ao administrador que autorizou esse indicativo a bani-lo do sistema. 

Uma vez banido, esse radioamador não poderá mais usar o sistema, restando-lhe desfazer-se do equipamento. Ou então, encontrar uma boa desculpa para ser readmitido. 

É sempre bom lembrar que toda vez que o PTT de um transmissor D-Star é apertado, tudo fica registado no servidor da repetidora e é replicado no servidor central do "D-Star Information Users" em: http://dstarusers.org/.

O log (livro de registro) da repetidora CQ0DSA está disponível em : 
https://dstar-arla.dyndns.org/status.html (Horário Oficial de Portugal continental)

 
Um segundo registro que não é obrigatório, mas potencia as funcionalidades do D-STAR é o registro no QRZ, assim você dará a oportunidade de melhor o conhecerem, principalmente quando se comunica com outros países. 

Registe-se no site www.qrz.com com o seu indicativo, localização e fotografia. Um pequeno texto introdutório da sua trajectória no radioamadorismo também agrada ser lido pelos visitantes. 

Estando no Livro de Registo (http://dstarusers.org/), clique no indicativo de um qualquer radioamador e vai entender como o registo D-Star funciona interligado ao registo no QRZ.

Para um exemplo, passo a passo, de como se deve efectuar um registo D-Star, consulte por favor o site : http://www.dstar.com.br/registro.htm


Fonte: Adaptado para a repetidora CQ0DSA da pagina "Como se Registrar" do site  WWW.DSTAR.COM.BR








Mais informações acerca da lista CLUSTER