ARLA/CLUSTER: AFINAL, para que serve esse tal de Reflector D-Star?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 16 de Outubro de 2009 - 12:31:12 WEST


Bom é simples, no Sistema D-STAR os gateways das repetidoras só permitem uma única conexão por vez, ou seja, se a repetidora A estiver conectado na Repetidora B, a repetidora C não consegue conectar. 

E então? O que fazer???? Com esse problema os "desenvolvedores" dos softwares dos gateways criaram uma versão chamada Reflector, que permite muitas conexões de usuários e gateways simultaneamente. O limite dessas conexões é a banda larga do acesso a Internet.
 
Aqui no Brasil temos o Reflector numero 18. No D-STAR ela é baptizada como: ref018

Todos os reflector possuem 3 salas, sendo A, B e C, que essas podem ser divididas por assuntos.

Aqui no Brasil ficou definido assim:
A: Repetidoras permanentemente conectadas;

B: Repetidoras para links rápidos, temporários;

C: Assuntos diversos e agendados.

 
Vou explicar aqui cada um:
A: Trata-se de uma sala onde os "mantenedores"(sysop) das repetidoras de D-STAR podem deixar sua repetidora conectada permanentemente, sendo assim, os usuários que falarem na repetidora conectada saíram em todas as repetidoras conectadas.

B: Trata-se de uma sala onde os "mantenedores" das repetidoras de D-STAR podem conectar sua repetidora por um período curto, por exemplo, alguém vai viajar de Sorocaba para São Paulo, então ele link as repetidoras para manter contactos como se tivesse local. É importante que os "mantenedores" respeitem os tempos curtos, para dar oportunidade a outros amigos.

C: Trata-a se uma sala aonde os "mantenedores" das repetidoras de D-STAR podem conectar sua repetidora para participar de um evento pré-agendado através de sites de clubes ou divulgações através de e-mail. Entende-se esses eventos como palestras, bate-papo sobre determinado assunto técnico, conexões em casos de emergências, QTC, canal de divulgações, etc...


Para saber as estações conectadas ao Reflector Brasileiro acesse o status da pagina:
http://ref018.dstargateway.org

 
Para a instalação de um reflector a comissão de D-STAR faz diversas exigências de infra-estrutura do local onde será instalado. Desde um link de no mínimo 10Mbps(recomendados 100Mbps e tem já com  1 Gbps) de UP e Down, no-break, instalação em Rack e local ventilado. 

Para nós a primeira exigência já foi quase o motivo da desistência da instalação do Reflector, isso porque aqui no Brasil um link de 10Mbps custa fortunas e as universidades que teriam esses links sobrando não disponibilizariam para uso de radioamadorismo, já que aqui não temos o mesmo valor que temos nos outros países. 

Sendo assim, contamos com a ajuda do radioamador chamado Fred - PU2TIY, que conhecemos há muitos anos e seu Avô que também foi um grande Radioamador de Campinas e mantinha a 146.810 MHz alem de outras repetidoras. Fred está morando nos Estados Unidos agora e disponibilizou essa infra-estrutura exigida para a realização do Reflector Brasileiro. 

O Reflector 018 é Administrado por: PU2TIY, PY2JF e PY2PE.

Qualquer duvida estamos à disposição: dstar  dstar.com.br

Para mais informações sobre outros reflectores acesse a: http://www.dstarinfo.com/Reflectors/Reflectors.aspx


Fonte: WWW.DSTAR.COM.BR




Mais informações acerca da lista CLUSTER