ARLA/CLUSTER: Mas afinal o que é DX???

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 13 de Outubro de 2009 - 11:59:35 WEST


Good Morning Vietname...

Mas afinal o que é DX???
A pergunta é fácil, mas..... a resposta é extremamente difícil!! Não sei... será a resposta mais adequada...

Mas classificaria DX em 3 categorias:
1- DX no âmbito do DXCC e "caça";
2- DX no âmbito do QSO;
3- DX no âmbito do "Outside Europe"...

1- DXCC são as siglas usadas para o "DX Century Club". Este Century Club é um diploma da ARRL (American Relay Radio League) ... a REP americana ... upsssss!!! 
Este diploma é atribuído a quem o solicitar desde que cumpra determinados critérios. Em passos gerais o critério é confirmar 100 entidades diferentes. 100 entidades e não 100 países como vulgarmente se diz.
Espanha (EA), Ilhas Baleares (EA6), Ilhas Canárias (EA8) e Ceuta & Melilla (EA9) são 4 entidades diferentes, contudo são o mesmo pais.
O DX praticado neste âmbito consiste essencialmente no tentar contactar o maior número de entidades diferentes e em que o conteúdo da "conversa" não é importante e resume-se na maior parte das vezes á troca de indicativo e reporte. Este tipo de contactos utiliza-se na tentativa de trabalhar a maioria dos diplomas, como é o caso do IOTA (Diploma das ilhas) entre outros, assim como na obtenção dos diplomas nacionais, como são o DCFP, DFP, DIP, DPRN entre outros.
Em todos eles pratica-se a "caça" em que o DX-cluster dá uma ajuda impressionante qual coutada super lotada de perdizes.

2- Nem todos os DXers se interessam em tentar contactar o maior número de entidades diferentes. Muitos gostam do BOM QSO onde conversam de tudo um pouco.
Normalmente também gostam da troca de cartão QSL mas sem interesse em diplomas e/ou objectivos desse tipo.

3- Não é muito comum entre os nossos DXers. No entanto também os há.
Creio não serem do tipo dos conhecidos "OD5NH" ou "9K2MU", onde segundo alguns há uma estranha ligação entre estes indivíduos e o "North America". Creio serem mais do tipo de DXers que gosta de conhecer a propagação não através de softwares, mas por conhecimento empírico, de conhecer as potencialidades da sua estação.
Neste tipo de DX, se podemos chamar assim, também há quem faça chamadas específicas, ou seja, se o objectivo é trabalhar todos os estados americanos (WAS award), não irão fazer chamadas gerais, mas sim chamadas específicas a determinada zona do globo, neste caso para os U.S.A. e até chamar mesmo por determinados estados, pois com um pouco de sorte até alguém mete um spotzinho no DX-Cluster a dizer que o CT1ZDL está em determinada frequência a chamar por determinado estado americano.

Assim, há DX para todos os gostos e não há necessidade de uns interferirem nos outros. Se fulano está a chamar por Japão, deixai-o estar que está feliz!!!! 
Se gostava mesmo de realizar esse contacto, contente-se a subir 5 ou 10 kilociclos e faça umas chamadas. Com um pouco de sorte até lhe responde alguma estacão do mesmo DXCC que você tanto queria contactar.

Muita coisa haveria a dizer também no que ao DX em VHF diz respeito, mas fica para uma próxima oportunidade.

73's
QRZ DX??? 

--------------------------------------------------
Comente em: http://dxemct.blogspot.com  
 
Fonte: Blog DX em terras de CT's. 




Mais informações acerca da lista CLUSTER