ARLA/CLUSTER: SOTA(Summits On The Air ) em Portugal.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 8 de Outubro de 2009 - 18:14:11 WEST


[http://dxiota.free.fr/modules/accueil5/img/SOTALOGO.jpg][http://blog.makezine.com/Sota.jpg][http://www.loweswatercam.co.uk/09053045m.jpg][http://www.qsl.net/g4zay/homepa8.jpg]
SOTA(Summits On The Air ) em Portugal<http://radbarca.blogspot.com/2009/01/sota-em-portugal.html>
Eu (CT5JZI) e o CT1JXY decidimos tomar o desafio de importar o SOTA para Portugal. SOTA (Summits On The Air) é um programa, inicialmente desenvolvido no Reino Unido, mas que entretanto se espalhou um pouco por todo o mundo. Semelhante ao muito conhecido IOTA (Islands On The Air), que pretende encorajar a comunidade radioamadora a sair lá para fora e fazer, para variar, algum exercício. Estabelecer contactos com outros radioamadores ao ar livre, no cimo de uma montanha, utilizando equipamento que se transportou às costas, é o desafio.
Existem dois tipos de radioamadores envolvidos no programa, os " activators " (aqueles que sobem a montanha) e os "chasers" (aqueles que ficam sentados confortavelmente no seu "shack"). A ambos são atribuídos pontos por cada contacto (+4 pontos no caso dos "activadores"), dependendo sempre do grau de dificuldade que a montanha representa. Contrariamente ao que se passa com o IOTA, que é um programa mais dirigido aos "chasers", o SOTA é principalmente dirigido aos "activators". Ir para uma ilha fazer uma activação, onde se pode meter num barco todo o tipo de equipamento QRO e grandes antenas, é bastante diferente de subir-se a uma montanha a pé, com todo o peso às costas. Como tal, o equipamento tende a ser QRP (5W) ou mesmo QRPP (1W).

Rádios/Fontes:
As fontes de energia a usar dependem do tipo de rádio/potencia que se leve. Em geral as potencias usadas são 5W para VHF (FM) e em HF (CW). Em SSB (Fonia) variam de 10~100W. Normalmente usam-se baterias de gel, que apesar de mais pesadas, são também mais baratas. Para baixas potencias, um pack de pilhas ou baterias de 8-12A NiMH podem ser usadas, para 100W é recomendado o uso de baterias de lítio (bastante mais caras). Rádios normalmente usados: qualquer tipo de portáteis para VHF e multibanda/multimodo FT-817, FT-857, IC-703, Elecraft KX1, K1, K2 e outros kits QRP ou QRPP existentes no mercado ou caseiros.

Frequências:
As activações são feitas predominantemente usando o VHF (o que é bom para CT5's) e 40m em HF, mas qualquer modo/banda é permitida. Em VHF (FM) a frequência de chamada é 145,500 MHz, tendo que o "activador" fazer "QSY" para outra frequência próxima após a chamada. Em HF, as frequências tendem a ser as mesmas que as usadas para o QRP ou QRPP. Em geral, tal como se passa com o IOTA, pode-se anunciar uma activação para um dado dia no futuro, de modo a que os "chasers" estejam à escuta na frequência certa, no dia e horas esperados. Na maior parte das vezes é-se "spoteado" no cluster, e pile-ups podem surgir.

Antenas:
Para VHF, dependendo do numero de radioamadores nas vizinhanças, pode usar-se desde um portátil com uma antena de 1/4 de onda, a um portátil ligado a uma Yagi de 2 ou 3 elementos caseira, até Yagis com 5 elementos, etc. O suporte é sempre o mesmo: um "canão" de pesca em fibra de vidro. Para HF, as antenas são normalmente dipolos, "endfeds" e verticais de fio.

Para mais sobre este assunto, consulte: http://www.sota.org.uk/

Fonte: Blog RadBarca em http://radbarca.blogspot.com/
[http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:-cHs4kKBHwVJpM:http://www.elecraft.com/PictureGallery/newpics5/kurt_hb9afi_sota.jpg]<http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.elecraft.com/PictureGallery/newpics5/kurt_hb9afi_sota.jpg&imgrefurl=http://www.elecraft.com/PictureGallery/pics.htm&usg=__FUx6DFpnCbIoyb7GjbmQyftZiTk=&h=480&w=640&sz=54&hl=pt-PT&start=30&sig2=0eKWkTt2hAwJcw14nSuO-g&um=1&tbnid=-cHs4kKBHwVJpM:&tbnh=103&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3DSummits%2BOn%2BThe%2BAir%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start%3D20%26um%3D1&ei=udrNSqGyKYjq-QbtiZGDAw>[http://www.sota.org.uk/images/home1.jpg][http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:SJO951NOloYxvM:http://www.g4hun.net/Buckden%2520Pike%252009.JPG]<http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.g4hun.net/Buckden%2520Pike%252009.JPG&imgrefurl=http://www.g4hun.net/sota.htm&usg=__a9ecX0Ba3pqOCNv-FXHVwHMiPSg=&h=1280&w=960&sz=679&hl=pt-PT&start=70&sig2=cYyhy22K4mxQuzxylqPPAA&um=1&tbnid=SJO951NOloYxvM:&tbnh=150&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3DSummits%2BOn%2BThe%2BAir%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start%3D60%26um%3D1&ei=1NvNSvHmN4jf-QaW5u2OAw>[http://www.g4hun.net/sota2.jpg][http://farm3.static.flickr.com/2439/3571646474_a7212d7932.jpg]<http://www.flickr.com/photos/gw7aav/3571646474/>[http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:rO1K7ZyI5E2fxM:http://www.geocities.com/mw0idx/SOTALogojpg.gif]<http://www.geocities.com/mw0idx/SOTALogojpg.gif>

Welcome to SOTA!<http://www.geocities.com/mw0idx/SOTALogojpg.gif>

Summits on the Air (SOTA) is an award scheme for radio amateurs and shortwave listeners that encourages portable operation in mountainous areas. SOTA has been carefully designed to make participation possible for everyone - this is not just for mountaineers! There are awards for activators (those who ascend to the summits) and chasers (who either operate from home, a local hilltop or are even Activators on other summits).

SOTA is now fully operational in many countries across the world. Each country has its own Association which defines the recognised SOTA summits within that Association. Each summit earns the activators and chasers a score which is related to the height of the summit. Certificates are available for various scores, leading to the prestigious "Mountain Goat" and "Shack Sloth" trophies. An Honour Roll for Activators and Chasers is maintained at the SOTA online database.

SOTA is designed to be compatible with other mountain users. Please see our environmental statement<http://www.sota.org.uk/Environment> for details.

 *   Learn how to get involved<http://www.sota.org.uk/JoiningIn>
 *   Catch up on real time information on who is activating what mountains!<http://www.sotawatch.org/>
 *   See a full list of Associations to find out which countries are involved<http://www.sota.org.uk/Associations>
 *   See the Activator & Chaser Honour rolls at the SOTA Database<http://database.sota.org.uk/>
 *   Browse & Search through the full list of SOTA summits<http://www.sotawatch.org/summits.php>
 *   Find out more about the structure and management of SOTA<http://www.sota.org.uk/AboutSOTA>

Copyright © 2002-2009 Summits on the Air. Summits on the Air, SOTA and the SOTA Logo are trademarks of the Programme.
Questions or comments about this site should be directed to the webmaster<http://www.sota.org.uk/Contact/select/callsign/GM4ZFZ>. Participation in SOTA is at your own risk.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20091008/d32abe11/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER