ARLA/CLUSTER: Notícias da AMRAD:Alunos do concelho da Amadora falaram com astronauta no espaço.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 2 de Outubro de 2009 - 16:53:16 WEST



Alunos do concelho da Amadora falaram com astronauta no espaço
<http://www.amrad.pt/newsctrl/scripts/full-news.php?1254414180>[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/pavilhao_conhecimento.png]

Integrado nas celebrações da Semana Mundial do Espaço o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e o Centro Ciência Viva da Amadora, com o apoio da ARISS e AMRAD, colocaram hoje mais de 300 alunos, de escolas do concelho da Amadora, em ligação directa com o astronauta da ESA Frank De Winne, ON4FDW.

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/frankdewine.png]

Foi mais uma experiência ligada com as coisas do espaço, que cerca de 20 alunos da Amadora, conseguiram adicionar ao seu curriculum de cultura científica.

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/ariss_al_cv2.png]

Nas imagens, o momento em que a directora do Ciência Viva Prof. Dr. Ana Noronha proferia um breve introdução sobre a missão do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, nos minutos que precederam a ligação via rádio à ISS (a estação espacial internacional).

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/cv1.png]

Esta jornada teve o modesto contributo da AMRAD, que foi proporcionado por Voluntários desta ONGD, um trabalho coordenado por Diogo Sentieiro, CT2HEW e Fabiano Moser, CR7/PY5RX com a colaboração pedagógica de Rui Penaguião, CT1ZX e Rui Caldeira, CT1DNJ.

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/ariss_al_cv3.png]

Em cima, a satisfação pessoal dos veteranos, do sentido cívico de poderem dar um pequeno contributo pela elevação cultural da ciência e tecnologia, enquanto espaço alternativo de educação e conhecimentos.

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/cv3.png]

A moderação foi do próprio presidente da ARISS - International, Gaston Bertels, ON4WF, membro honorário da AMRAD, o responsável pela ligação telebridge foi a estação belga ON4ISS, coordenada pelo Philippe Van Houte, ON5PV, na imagem em baixo.

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/ON4ISS_on5pv.png]

Os exploradores do espaço foram os alunos da Amadora, a Mafalda, Daniela, Miguel, Alexandre, Tomé, Mariana, Ana, Carlos, André, Diogo, Bernardo, Ricardo, Ana Sofia, Gonçalo, Bernardo, Adriana, Andreia, Sara, Rodrigo, João, Mafalda, Daniela e o Miguel.

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/ariss_al_cv1.png]

Em cima, a imagem ilustra o espanto e fascínio dos jovens pela comunicação com o astronauta. Uma aventura a repetir.

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/cv5.png]

Gravação integral da comunicação com a ISS em mp3<http://www.ariss-eu.org/Ciencia_Viva_01OCT09.mp3>

Veja mais em Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva<http://www.pavconhecimento.pt/destaques/index.asp?accao=shownot&id_noticia=444>

Centro Ciência Viva - Amadora<http://www.amadora.cienciaviva.pt/home/> <http://www.amrad.pt/newsctrl/scripts/full-news.php?1254414180>


Fonte: AMRAD - Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento.

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20091002/f54d86b6/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER