ARLA/CLUSTER: L invertido

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 2 de Outubro de 2009 - 12:16:51 WEST

Colega GomesUm L invertido é isso mesmo!...A parte vertical não tem medida
certa!...O que tem que ser certo é o comprimento total do fio, que deve ser
de 1/4 de Onda, sendo portanto cerca de 40m para a banda dos 160m. O resto
pode colocar como quiser! pode colocar inclinado, e então em vez de um L
invertido teria um I deitado , etc etc!..Nada disso é importante!.Na Antena
L invertido, que nada mais é que uma MARCONI , o importante é mesmo uma boa
terra. Não precisa andar a enterrar fios, nem a colocar radiais,  Em vez de
radiais. coloque uma ou duas chapas bem grandes, enterradas, regue-as bem, e
ligue-as ao radio (ou sintonizador) com um fio bem grosso e curto. Lembre-se
que o ponto de alimentação dessa antena é logo assim que sai do
sintonizador, e como tal pode haver RF nos equipamentos proximos. Os 160m
utilizam ja muito de propagação por onda terrestre, (apenas durante a note
usam a ionosfera)  e como tal não é importante lobulos especificos de
radiação e outras caracteristicas importantes nos 20m ou QRGs superiores.
Por esse motivo, uma antena vertical é uma boa opção para 160m

73 de CT4RK