ARLA/CLUSTER: Novos Indicativos.

Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2009 - 13:43:38 WET

Caros Colegas Bruno Luengo, CT5IPX e Agostinho Fernandes, CT1FTA e restantes.

Como sabem um Indicativo é constituído por duas partes, o prefixo(CT, CR, CS, CU..) e o sufixo.

Em Portugal e desde a entrada em vigor efectiva da anterior legislação 5/95  que foi instituída a pratica para os novos radioamadores aprovados em exames de aptidão de que o prefixo indica-se a categoria do operador, mantendo no entanto, e bem no meu ponto de vista, o sufixo ao longo da sua progressão.

Este esquema, alteração do prefixo e manutenção do sufixo é para ser mantido na actual vigência do Decreto-Lei 53/2009, no entanto, não existe qualquer correspondência ou ligação entre os anteriores indicativos (prefixo+sufixo) e os novos indicativos.

Quer isto dizer, que os actuais prefixos CT1, CT2, CT5, CT3 e CU(1~9) são, desde a entrada em vigor do Decreto-Lei 53/2009 uma "espécie em extinção" e pelo menos durante a sua vigência, nunca mais serão atribuído.

Implica isto, por exemplo, que se o colega António Gregório, CT5GHU ficar aprovado num exame para categoria 2 ser-lhe-á atribuído um NOVO prefixo CS7 e tambem um novo sufixo constituído por 3 letras. Dificilmente e só por sorte, ao António Gregório, CT5GHU viria a calhar ser CS7GHU mas pode ser, por exemplo CS7ABZ. No entanto, e se passado 1 ano concorrer para a categoria 1, é praticamente certo que seria, CT7ABZ.

Então e o colega António Costa, CT1ABZ... Bem, sê-lo-á se assim quiser até ao fim dos seus dias, mas, no entanto, pode se o desejar fazer exame para a categoria 1 e se ficar aprovado não tem nenhuma vantagem nisso, EXCEPTO e só, que lhe será atribuído um novo indicativo constituído por um novo prefixo (CT7) e um novo sufixo constituído por 3 novas letras de uma possivel nova serie sequencial existente na altura.

Em relação à pergunta do colega Agostinho Fernandes, CT1FTA " se foi o primeiro a fazer exame será o primeiro indicativo desta série porque não é o CR7AAA.? "

Ao ICP-ANACOM reserva-se o direito de começar as novas series por onde mais lhe prover, no entanto, e em principio ao começar uma nova serie a atribuição dos indicativos deverá ser prefencialmente sequencial ao nivel dos sufixos.

Outra coisa fundamental, e para a qual devemos ter em atenção, o indicativo é sempre e unicamente atribuído a uma estação e NUNCA ao seu operador.

O João Costa é normalmente o operador e o responsável pela Estação CT1FBF mas não é a ESTAÇÃO CT1FBF.

João Costa, CT1FBF