ARLA/CLUSTER: Resultados do Campeonato Nacional de VHF UHF 2009

Sexta-Feira, 20 de Novembro de 2009 - 19:26:26 WET

 «Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram» - Voltaire, pseudónimo de François-Marie Arouet, em "Le Sottisier".

É com esta frase, aplicável a muitas situações indiscriminadamente, que quero dar os meus mais sinceros Parabéns aos responsáveis pelo Departamento de Concursos da REP e à reestruturação que aplicaram "in extremis", no nosso campeonato, tornando assim mais justo e abrangente.

Portugal e o Radioamadorismo nacional ficaram sem dúvida a ganhar, evitando-se o descrédito completo que, ao insistir-se nas opções anteriormente impostas, essa escolha iria inevitavelmente trazer-nos a todos nós. Jamais me calarei diante de quaisquer injustiças, enquanto tiver esperança num mundo que todos, estou certo, queremos melhor.

Estou, como sempre estive, disposto a com um espírito totalmente construtivo e colaborante a dar conselhos e informações dentro da medida dos meus conhecimentos e experiência, para trazer para o nosso campeonato o melhor que sei, dentro de um consenso alargado sempre e em prol do radioamadorismo nacional.

Acredito que esta mudança de altitude e a grande sensatez que lhe está inerente, agora demonstrada pela Rede dos Emissores Portugueses, trarão inequivocamente mais competições para o campeonato em causa ou, pelo menos farão muitos dirigentes associativos pensarem nessa eventualidade e outros disporem-se mesmo a organizar novos concursos, a fim de integrarem as respectivas associações no calendário de 2010 e subsequentes.

Impõe-se contudo mais uma nota de reparo, a qual espero muito sinceramente que seja interpretada apenas e tão-somente como mais uma ajuda.

A data limite de 31-12-2009 para as novas candidaturas é aceitável, do ponto de vista do calendário civil, porém será inequivocamente um obstáculo à participação da maioria das colectividades que poderiam aderir pela primeira vez já este ano.

Uma decisão destas raramente é tomada apenas pela respectiva Direcção, nomeadamente nos casos de associativismo mais participativo. O mais natural é que tal responsabilidade seja sufragada em Assembleia-geral.

Ora, sabendo nós (principalmente os colegas com mais experiência associativa) que a prática corrente é convocarem-se essas reuniões magnas, para o período compreendido entre a segunda semana de Janeiro e o final de Março (por vezes até mais tarde), será fácil de prever que a decisão de aderir ao campeonato nacional fique irremediavelmente prorrogada para 2011.

Tenho fé e esperança que esta minha simples chamada de atenção possa vir a sortir algum efeito.

Acredito nisso, pois constato que grande parte das fundadas criticas que outrora fiz (juntamente com muitos outros), foram agora atendidas, só sendo de lamentar o facto de não terem reconhecido há mais tempo a pertinência do direito e justiça das questões por mim apontadas, o que sem dúvida teria evitado alguns mal-entendidos e dissabores.

Quero também vos pedir desculpas se alguma vez fui incorrecto para com alguns de vós, mas é a grande dedicação e entusiasmo que tenho por este cativante passatempo, quiçá uma forma de vida, que me faz por vezes insurgir-me, nem sempre ponderadamente, reconheço.

Com os meus mais cordiais cumprimento e agradecendo a vossa melhor atenção,

João Costa, CT1FBF.