FW: ARLA/CLUSTER: Interferencias

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 18 de Novembro de 2009 - 18:05:38 WET

Caros colegas
É sempre importante reclamar. Deixemo-nos de coisas e de "não vale a pena",
pois isso é fazer a vontade a quem não quer saber do assunto, e tirar o
trabalho à ANACOM. As bandas em que temos estatuto primário, são protegidas
por lei, e com tal temos direito a que a ANACOM mande reparar as fontes de
QRM nessas bandas. Quanto ao não fazeremnada, não é bem assim, desde que não
nos calemos e façamos ver aos elementos dessa autoridade, que não vamos
ficar de braços cruzados. Convem ter sempre á mão uma legislação actualizada
sobre as normas CE de compatibilidade electromagnética e ITU, alem das
nacionais aplicáveis. Posso testemunhar, que em Sines, tinha uma forte
interferencia da cabovisão, e que apresentei reclamação. Dois dias depois da
vistoria da ANACOM, andou um funcionário da cabovisão a proceder a alguns
trabalhos nos cabos e o QRM baixou de 59+20 para quase imperceptivel.

Se a fiscalização não for eficaz e não cumprir com o estipulado na lei,
 deve o amador interferido proceder da seguinte maneira;
Primeiro, dirigir uma carta registada com aviso de recepção, à ANACOM,
direcção de fiscalização do espectro, e apresentar a sua reclamação e
referir que apesar de ter sido vistoriada a interferencia , continua, sem
que esta autoridade tenha feito o estipulado na lei para manter a ferquencia
em questão devidamente livre da perturbação. Deve-se dar um tempo máximo de
60 dias a partir da data da recepção da carta, para que a ANACOM resolva o
problema.
Passados 60 dias sobre a data, e se a ANACOM não cumprir o estipulado na
lei,deve o amador, munido de fotocópia da carta enviada, dirigir-se ao
provedor de justiça, e apresentar uma reclamação contra a ANACOM,
apresentando o assunto e os passos dados, de modo a que este organismo
publico possa dar seguimento ao assunto.

Se a ANACOM não me resolver o problema com os PLCs dentro de 30 dias, vou
apresentar queixa contra a ANACOM na Provedoria da Justiça.

73 de CT4RK