ARLA/CLUSTER: TRANCEPTOR WALKIE WOUXUN KG-699E para 70 MHZ

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sábado, 14 de Novembro de 2009 - 17:11:17 WET

Boas, como temos duas janelas atribuídas pela Anacom:
Na altura entramos em acordo com a Anacom que se dividiria a Banda em 3
segmentos.
1º Beacons  2º Modos Estreitos e 3º Todos os Modos.

*The 70 MHz bandplan for Portugal*Frequency
[MHz]Usage70,157
-
70,167Beacons70,167
-
70,2125CW, SSB and MGM70,2375
-
70,2875All modes

Existe um espaço para quem quiser fazer FM ou AM ou  qualquer que se queira.
O problema é que ninguém usa FM em  70mhz.
Existem algum tráfego no Reino-Unido que detectamos na altura das
Esporadicas, mas como eles estão confinados a um segmento diferente (70.400)
e usam PMRs comerciais adaptados
sem sistema de "splitt"  adequado, torna os QSO's impossíveis.
Quando os 4m apareceram em EA, muitos foram logo a correr comprar esses
Walky-Talkys.
Logo perceberam que tinham ido no sentido errado, e deviam ter comprado
antes um trasnverter.
Apenas mandaram dinheiro fora.
Qualquer tentativa de fazer uma chamada em 70,200 só resultava em insultos
para com o chamador, pois estava a perturbar vários QSO's, quando punha uma
portadora com desvio de 10kc ou mais.
Há apenas registo de um QSO com esses aparelhos, mas foi entre amadores
vizinhos que compraram 2.
Os 70mhz é uma muito semelhante aos 6m e até aos 10m.
São bandas de puro DX.
E os modos típicos são o CW  e SSB.

Matias

www.ct1ffu.com