FW: ARLA/CLUSTER: Interferencias, o que diz a lei

Sergio Matias sergio.matias gmail.com
Quinta-Feira, 12 de Novembro de 2009 - 21:22:38 WET

Boas.

Pelo que percebi, com o "squelch" (ou silenciador em português)
aberto, e com o receptor em FM, não detecta o ruído se não existir
sinal/"portadora".
Assim que recebe sinal do repetidor, é audível um ruído sobreposto.

Não é que o ruído não esteja presente constantemente, o que acontece é
que em FM é mais difícil avaliar.
Se dispuser de um receptor para a mesma faixa, mas em AM, irá
verificar que o ruído está lá.
De uma forma simples, a explicação reside no facto de a modulação em
FM ser mais imune ao ruído em relação ao AM (*).

Acrescento ainda que, se o ruído é audível em VHF ou UHF (mais raro),
e se se encontrar na proximidade de linhas de MT, AT ou MAT, a origem
será muito provavelmente num componente dessas linhas; normalmente
isoladores. Neste caso o ruído também será audível nas bandas de HF,
com maior intensidade.

(*) para mais informação:
http://www3.dsi.uminho.pt/adriano/Teaching/Comum/TecModul.html

Cumprimentos,