ARLA/CLUSTER: DX, os Clubes, os Teams, os Grupos...

Segunda-Feira, 9 de Novembro de 2009 - 12:31:57 WET

 Good Morning Vietname...

Como qualquer modalidade, seja ela dentro do Radioamadorismo ou não, o DX necessita também de alguma representatividade no seio do radioamadorismo.

Não só de "figurinhas" e de CQ vive o DX.

Os concursos são também uma forte vertente dentro das comunicações a longa distância.

Não vamos aqui discutir se são benéficas ou não, se são a ovelha negra ou não, se são um antro de batotice ou não. Importa referir que são uma excelente forma de contactar entidades novas, principalmente para quem ainda tem poucas, pois num fim de semana de CQWW contacta-se com relativa facilidade as 100 entidades para o DXCC.

Com todas as vertentes que o DX disponibiliza, convém que o mesmo esteja minimamente organizado, o que não é o caso!

Não conheço bem a história associativa (formal ou informal) do DX em Portugal. Nunca foi a minha área, mas sei da existência de pelo menos três ou quatro clubes, teams ou grupos, como lhe queiram chamar.

O maior deles, pelo menos com mais elementos é o GPDX - Grupo Português de DX. Grande parte dos seus elementos são também membros de outros grupos (arriscaria a chamar-lhes regionais) dentro do mesmo âmbito.

Depois temos a parte regional a trabalhar, no norte temos o NPDXG - Northen Portugal DX Group, no centro o ODXG - Oeste DX Gang e no sul o ALGARVE STAR DX Team. Sei que há mais, mas, ou não se dão a conhecer, ou..., ou..., ou!
Não sei ao certo se os nomes estão 100% correctos, mas aproximam-se certamente.
(Se existirem mais, agradecemos a correcção)

Acontece que metade deles estão inactivos. Porquê? Não há assunto para a sua existência, ou simplesmente o carola ou os carolas que lá andavam, marimbaram-se para isso? Serão sempre os mesmos a fazerem as coisas e cansaram-se? Não há continuidade para o trabalha já realizado? Este tipo de "ajuntamento" não tem razão de existir? O que se passa??? Só sabemos refilar com o que está feito, mas quando chega a nossa vez de fazer.......

Em Portugal há dezenas de associações, mas segundo sei apenas duas estão viradas para o DX. Uma delas é como se não existisse, a outra, desde que o seu grande activista emigrou, também já deu o que tinha a dar! Mas afinal o que é que se passa aqui??? Alguém me elucida???

Sinceramente não percebo o porquê desta área do radioamadorismo estar tão "abandonada" por parte de quem gosta dela. São bem capazes de se associarem a associações estrangeiras e até integrarem cargos importantes, mas a nível nacional... népia!!!

Na maioria dos países existem pelo menos um clube, ou team, ou grupo de DX com alguma força, ao ponto de também financiar as grandes dx'peditions! Mas a nível nacional... népia!!!

Associativismo no DX a nível nacional... népia!!! ACORDEM....

73's
QRZ DX???

Comente em: http://dxemct.blogspot.com

Contacto: Qualquer informação ou sugestão deverá ser enviada para - dxemct  gmail.com

Fonte: Blog DX em terras de CT's.