Re: ARLA/CLUSTER: Repetidor D-Star na Serra da Estrela: O repetidor já está no ar?

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sexta-Feira, 6 de Novembro de 2009 - 14:30:15 WET

Boa Tarde.
Antes de tudo é preciso dizer que o repetidor em D-star na serra da Estrela
é bem vindo.
Dou os meus parabéns à ARBA pelo empenho e esforço qe excelente serviço
que presta ao Radio-amadores Portugueses, disponibilizando  estações
repetidoras com grande eficiência e cobertura

Todavia o aparecimento de estações repetidoras em VHF é ja de si,
controverso, agora em 145.550mhz é uma aberração!
Sinceramente, não compreendo.
Ao principio dei o beneficio da dúvida, pois pensei que se tratava de um
engano da Anacom, e que rapidamente iria ser
resolvido.
Parece que afinal é mesmo assim: a Anacom licenciou uma estação repetidora
em 145.550. - 600khz shift
Isto é gritante, é um erro clamoroso, que viola todos os estatutos e leis em
vigor, bem como coloca Portugal
num panorama internacional semelhante ao da Coreia do Norte, ou seja a
borrifar-se para as leis e directivas internacionais que assinou.
Quando a nossa autoridade nacional de comunicações, pura e simplesmente
viola  as leis que faz e manda aplicar, que moral ou autoridade terá ela de
hoje em diante de exigir a algum radio-amador que as cumpra?
Desculpem mas isto é mau de mais para ser verdade!
É como se de repente a DGV obrigasse os condutores a circular pela esquerda.
Espero que isto tenha sido um grande mal entendido, e que seja reposta a
lei.
Que os repetidores Portugueses sejam postos nas frequências atribuídas ao
serviços que lhe está reservado
pelas recomendações da IARU  que vigoram em todos os países da região 1.

73's
Matias.