ARLA/CLUSTER: Notícias da AMRAD:Termina com sucesso o 3º Congresso do Comité Português da URSI

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 5 de Novembro de 2009 - 18:17:24 WET


Encerrou hoje (04-11-2009)em Lisboa o 3º Congresso do Comité Português da URSI, com destacada participação de oradores, uns portugueses e outros espanhóis, que trouxeram a Lisboa o desafio da exploração do espaço, onde a Rádio e as ciências radioeléctricas estiveram no centro de todas as atenções, tendo a radioastronomia e os satélites como substrato de acção integrada.

De muito positivo, a realçar a atenção e o empenho colocado pela autoridade nacional das radiocomunicações, o ICP-ANACOM, representada por Luísa Mendes, que uma vez mais apelou à colaboração entre as entidades, organismos públicos e privados, para um desafio fundamental, e único, capaz de nos elevar no conhecimento e na produção científica, factores determinantes para um novo caminho de sucesso económico e de bem-estar social, que Portugal tanto necessita alcançar e saber superar.

Portugal, um pais pobre, de gente mais pobre, onde ainda se explora e rouba direitos a quem trabalha, roubando horas extraordinárias aos trabalhadores que mais se esforçam por cumprir tarefas e objectivos, de todos, onde se pagam maus salários, onde se desinveste na criação de meios de produção e não se faz renovação estrutural nem formação tecnológica. 

Ficou demonstrado, que falar não basta, e que Rádio não são apenas e tão só as comunicações por voz. 

Domingos Barbosa fez uma apresentação do projecto GEM o radiotelescópio em fase de instalação na Pampilhosa da Serra, e José Lorga falou-nos do Galileu e da sua integração ao actual sistema GPS renovado.

A considerar as apresentações dos espanhóis Francisco Colomer do Observatório Astronómico Nacional de Madrid sobre o projecto RAEGE a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas Espaciais, e de Jesus Gomez-Gonzalez do Instituto Geográfico Nacional de Espanha, e da sua rede nacional de radiotelescópios, incluindo a sua maior antena de 40 metros, mais, da sua abertura e disponibilidade para a Espanha trabalhar e cooperar com Portugal.

Os grandes ausentes, foram sem dúvidas a indústria nacional, justamente aquela que deveria ser o maior motor da nossa economia e renovação.

Por parte da AMRAD e da sua pequena participação neste evento, o 3º que se realiza em Portugal organizado pelo Comité Português da IURS - International Union of Radio Science, cabe destacar o empenho que este comité colocou em tarefas e objectivos que são desígnios nacionais, bem como da sua visão estratégica, que demonstra que é necessário trabalhar na educação e no conhecimento científico com mais e melhor aplicação. Para tanto, são necessários meios e competências técnicas, que cada dia temos menos, e saber recuperar a industria que temos vindo a perder nestes últimos 30 anos.

Um agradecimento a Diogo Sentieiro e Sara Almeida, os jovens directores da AMRAD que estruturaram, produziram e organizaram, sabendo responder imediata e cabalmente ao desafio e ao convite que a ANACOM nos dirigiu enquanto ONG focada, preocupada e empenhada nestas temáticas.


(Reportagem completa pode ser consultada em: http://www.amrad.pt )


Fonte: AMRAD - Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento.
 




Mais informações acerca da lista CLUSTER