ARLA/CLUSTER: Twitter, uma rede social também para radioamadores.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 28 de Maio de 2009 - 15:26:07 WEST


Twitter é uma rede social e servidor para "microblogging" que permite aos utilizadores que enviem e leiam actualizações pessoais de outros contactos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web ou por SMS.

As actualizações são exibidas no perfil do utilizador em tempo real e também são enviadas a outros utilizadores que se tenham subscrito para recebê-las. Os utilizadores podem receber actualizações de um perfil através do sitio oficial ( http://twitter.com/ ),em RSS, SMS, ou através de outro programa especializado. O serviço é grátis na Internet, mas usando-se SMS´s pode ocorrer cobrança de serviço pelo operador telefónico.

Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo Mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".

Estima-se que o número de utilizadores varia, pois a empresa não informa o número de contas activas. Em Novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter tenha de 4 à 5 milhões de utilizadores. Em Fevereiro de 2009 o blog Compete.com elegeu o Twitter em terceiro lugar como a rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace).

Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sítios parecidos foram lançados no Mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, ( http://twitterportugal.com/ ) outros unem outras funções, como partilha de arquivos.

Fonte:Wikipédia.(adaptado para português de Portugal)

YouTube - Twitter using Ham Radio

A YouTube video shows how to Twitter using Ham Radio. 

In the video Chris Matthieu, N7ICE, demomstates how to Twitter from your ham radio station using APRS and the 73s.org website. 

Additional information is contained in his blog on the website.


N7ICE Blog 
http://73s.org/n7ice/blog/253

73s.org 
http://73s.org/



Mais informações acerca da lista CLUSTER