Re: ARLA/CLUSTER: Resultados de um Inquérito: 82% acredita no fim do radioamadorismo a médio prazo.

TUXA luistuxa gmail.com

Boas

Não penso que o radioamadorismo tenha morte anunciada. Penso é que, há
vontade para aprender mas não há ningém para ensinar. Já não falo no CW,
porque isso exige uma cedência de tempo de parte a parte, durante um ou dois
meses, no mínimo. Falo por exemplo nos contestes. Muito tenho ouvido
criticar por aqui que ninguém aparece aos contestes, que são sempre os
mesmos, que ninguém está para passar dias e noites fora, etc.. Por outro
lado, ouço o reverso da medalha, os colegas que gostariam de se iniciar nos
contestes e até já tentaram, mas depararam-se com programas de log e
mecanismos nada fáceis para quem começa do zero. Penso que é um assunto que
será de fácil explicação, que se houver quem consiga transmitir a sua
experiência nesta mecânica, certamente surgirão a curto prazo mais uns
quantos contesters. Outro assunto, são os modos digitais. Já houve aqui
diversos pedidos de ajuda, o que utilizar, como ligar o rádio com o
computador, material necessário, etc.. Até à data não houve qualquer
explicação plausível.
Penso que, se cada um contribuir com o que sabe, poderemos evoluir
facilmente e evitar a tal morte anunciada por desinteresse da modalidade.
Pela minha parte, posso contribuir para o CW, que é o que sei. Quanto ao
resto, aguardam-se contribuições no sentido de formar mais uns quantos
colegas, em matérias que aparentemente não dominam e, como tal, evitam
mexer.

73, CT1GUJ
Luis Braz