ARLA/CLUSTER: Pára-raios.

David Quental ct1drb gmail.com
Sexta-Feira, 22 de Maio de 2009 - 18:41:40 WEST

Boas tardes colegas,

no sentido de preparar um documento para apresentar aos meus vizinhos, a
exemplo que vários colegas fizeram, queria escrever acerca da não
necessidade de instalar um pára-raios junto a antenas que eventualmente
eu possa instalar no telhado do meu prédio.

Quando a 12 de Outubro de 2007 fiz pedido para instalar antenas
falaram-me na questão dos raios e claro houve quem dizesse que a zona
aonde vivemos era muito perigosa em termos de raios, fiquei admirado, o
meu anterior prédio era a cerca de 400 metros do meu actual e só me
lembro de ter havido raios por 2 a 3 vezes.

Já me disseram que se houver um pára-raios, instalado por exemplo num
depósito de água, a uma distância de cerca de 500 metros, que estamos
produzidos, ou menos sujeitos a levar com raios nas nossas antenas. Até
que ponto isto é verdade, ou não, e se há literatura na internet para eu
me puder fundamentar.

Perto da minha casa, a cerca de 200 a 300 metros, existe um depósito de
água com pára-raios que está a uma cota mais elevada que a minha casa,
será o suficiente ou não para não haver necessidade de instalar um
pára-raios também ?

Melhores 73s e bom fim de semana, sem esquecer bons qso's.

CT1DRB/OK8RB/CU3HQ
David Quental