Re: ARLA/CLUSTER: Resultados de um Inquérito: 82% acredita no fim do radioamadorismo a médio prazo.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Como se diziaDe Espanha, nem bons ventos nem bons casamentos. Umas tantas
afirmações, e lá vêm os profetas das desgraças, enunciar o fim de tudo.
Não querendo saber de tudo, como os "iluminados" comentadores da TV
portuguesa, ou os "politólgos" (que raio de profissão esta!!!...só desde um
ano a esta parte descobri que em Portugal havia uma profissão chamada de
"politólogo), posso no entanto tecer a minha opinião pessoal, e como tal, so
a lê quem quiser, pois é apenas mais uma opinião e sem qualquer valor.

Convem lembrar, que estas opiniões, são baseadas como sempre em interesses
comerciais, e como tal, na compra e venda de equipamentos de amador.  Se
recuar-mos a 1960, as transacções de equipamentos de amador eram 10 vezes
inferiores, e o radioamadorismo estava a crescer significativamente. Na
realidade, o que os interesses comerciais vieram fazer, foi com que a
qualidade do radioamadorismo caisse a pique, pois cada vez menos amadores
construiram os seu equipamentos, e passaram ao facilitismo de comprar já
feito. Nada que não se esperasse, pois cada vez mais a tecnologia avançava e
o material ia ficando caro e dificil de encontrar. As tecnologias simples,
foram esquecidas e hoje são até motivo de desdem. Se um radioamador, fizer
um emissor de CW (lá vem de novo o CW ),  e vier para a frequencia dizer que
fez um "crime" desses, chamam-lhe doido varrido e que isso ja não se usa, e
que ninguem faz QSOs com equipamentos so de CW etc. É certo queé  verdade.
Mas isso é a consequência de cada vez existirem mais usuarios do radio e
cada vez menos pessoas interessadas em aprender alguma coisa acerca de
rádio.
O grande numero de amadores espalhados pelo mundo, e não só em Portugal, é o
espelho do facilitismo bacoco, em que muitas autoridades dos diferentes
paises, se deixaram mergulhar, na selecção dos candidatos a amadores de
rádio. De todos os amadores que existiam nos anos 50 ou 60, apenas uma
pequena quantidade não sabia o essencial das tecnicas radioelectricas
necessárias, para a construção de uma pequena estação de amador. Hoje em
dia, apenas uma pequenissima quantidade dos milhões de amadores que existem
no mundo, tem noções radioelectricas suficientemente avançadas para poderem
construir alguma coisa. O que existem são marcas a mais e negócios a mais. O
resultado disso tudo está à vista.

Logo vão escolher um "import export" para fazerem a entrevista. claro que
nem vou precisar de a ler, pois já sei de antemão o que esse "vendedor" vai
dizer.
Tal como se dizia, qua radio acabaria com os jornais, a TV acabaria com a
rádio, e e assim por diante, ..Nada aconteceu. Continua a haver TV, radio e
jornais. Como tal e por muito que se tente dizer que o radioamadorismo está
em baixa...Talvez esteja em baixa por parte daqueles que vieram integrar o
mesmo, por interesses apenas comerciais, ou apenas como faladores, ( que são
a grande maioria ) e não com interesses noutras vertentes. Não considero
válida a tese de que para os jovens, é dificil ingressar no radioamadorismo.
Certo é que existem muitas outras formas de um jovem hoje ocupar os seus
tempos, mas se gostar mesmo de rádio, acabará por vir para cá. No entanto,
no tempo em que eu ingressei nestas lides, era bem mais dificil,
especialmente para mim, que vivia numa aldeia da Beira Baixa, onde ninguem
sabia o que era um radioamador, onde só havia 2 TVs, e onde comprar
literatura sobre radioamadorismo ou qualquer material, era uma aventura sem
saida. Vale a pena acrescentar, que para se obter um indicativo, todas as
estações, tinha que ser submetidas a uma rigorosa vistoria, sem a qual nada
feito. Sem dinheiro para comprar fosse o que fosse, sem conhecimentos de
onde comprar uma simples resistencia, consegui de uns poucos chassis velhos
de TVs a válvulas que me deram em Abrantes, fazer uma pequena estação de
amador, para 80 e 40m que foi vistoriada pela DSR e com o qual obtive o
indicativo de CT4RK. Mais dificil do que isto não sei!!!...E cá estou. Por
isso, só não virá para o radioamadorismo, quem  não tiver o interesse
suficiente nele.
Como eu costumo dizer acerca dos maus habitos de hoje. ...Antigamente não
tinhamos nada e conseguia-mos tudo...Hoje temos tudo, e não conseguimos
nada.

O verdadeiro radioamadorismo está de boa saude e recomenda-se. Quem o
critica, são so interesses comerciais a ver um nicho de mercado em
decadência, (os radiocompradores compulsivos) e outros interesses sobre as
vastas bandas de amador como a dos 70cm (muitos dos colegas nem lhes passa
pela cabeça, a comichão que faz a certas individualidades, a oferta gratis
aos amadores de 10Mhz no segmento de UHF).
veja-se os trabalhos desenvolvidos a nivel mundial no âmbito das
comunicações, a nivel espacial e de tecnologias digitais, e em geral de
todas as tecnologias, por radioamadores. Nós CT e EAs, é que somos demasiado
pequeninos, para poder dizer alguma coisa. Sempre fomos e continuaremos a
ser, uns "zeros" ( salvo umas poucas e honradas excepções ) a nivel de
desenvolvimento tecnológico. Como tal, este é o lugar ideal para fazer
propaganda do deita abaixo.

Se chegou a até aqui, dou-lhe os meus parabens por ter tanta paciencia.

73 de CT4RK