_ARLA/CLUSTER:_Novo_software_para_APRS_com_novo_modo_de?=

KANGURU CT2HKY KANGURU.PT

Olá 73’s António Augusto e restantes colegas leitores deste magnifico espaço
democrático de debate de ideia, sobre Radioamadorismo e não só.

Sobre o APRS, tudo se vai resolver, basta dar tempo, tudo começou como no
inicio do Packet em Portugal, uma grande guerra, todos o queriam fazer, mas
cada um queria impor as suas regras, resultado, no máximo 15 anos depois,
acabou no que é hoje.

Acho que é útil, para quem não sabe e está nesta mundo das comunicações
digitais á pouco tempo, diga-se de passagem, que eu também não estou cá à
muito, mas ainda aproveitei bem no tempo dos 11 metros, para saber e
aprender muito sobre esta magnifica modalidade de Radioamadorismo, refiro-me
ao Packet, que nos anos até 1997/8, era algo como hoje é a Internet, era por
mim rotulado como sendo a Internet dos pobres, pois bastava ter um simples
modem Baycom, que se fazia/construía por cerca de 5 contos, um simples rádio
e uma antena, não esquecendo a fonte de alimentação e a respectiva baixada,
quem se lembraria de em 1990, eu ter comunicações destas em móvel, com um
President Lincoln, um Pc portátil 486 da IBM, que é alimentado a 12 volts,
logo, fácil de instalar no carro, e na altura os conversores de 12/220 eram
caros e pouco fácil de encontrar, logo a solução era só esta, e já se fazia
Packet em móvel, hoje, ninguém o usa, e pouco usufruem do pouco que o APRS
nos pode dar nesse sentido.

O Mundo evolui, a tecnologia também, logo, o Radioamadorismo não anda a
trás, o Packet morreu, em Portugal deverá ter não mais de 10 a 15
utilizadores, mesmo hoje em dia haver a possibilidade de usar-se uma simples
ligação por TELNET, logo, mesmo sem usar o Rádio e/ou os TNC pode-se
trabalhar este modo, mas alguns acreditam que não tem muito mais para dar,
eu duvido, e creio cegamente, que este modo ainda terá ou será, muito útil
aos Radioamadores, esperemos para ver.

Quanto ao APRS, para quem ainda não percebeu bem, eu só sou Radioamador,
porque sou um apaixonado pelas comunicações digitais, foi isto que me trouxe
para o Radioamadorismo, não é o DX nem o CW nem nunca será, até, porque eu
já fiz exames muito mais difíceis, embora saiba que este (CW) precisa de um
bom bocado de trabalho mas principalmente muita atenção, por isso, gosto de
todos os modos digitais, admiro-os assim como faço tudo por que funcionem
bem, sei que hoje não sou o único a pensar assim, mas à 3 ou 4 anos, quando
um conjunto de Radioamadores criaram a rede de APRS LUSO23 a funcionar em
144.850Mhz, que é uma rede de APRS em Portugal que está configurada conforme
as normas que achámos serem as ideias, até agora não estávamos errados,
concluímos que se assim não fosse, o APRS estaria pior, não por sermos nós
que o estávamos a estragar, mas sim, por serem mais 6 ou 7 DIGI’s que
estariam a repetir o já excessivo volume de tráfego que vai para o ar na
actual frequência 144.800Mhz.

Em resumo, quero-vos dar a conhecer, que, na minha ultima saída de Portugal
no inicio do mês de Maio, eu conclui que o APRS em toda a Europa vai de mal
a pior, em Portugal não é melhor, ou seja, o que se está a passar nos
144.800Mhz em Portugal, é precisamente o mesmo que está a acontecer em
França, na Alemanha, na Bélgica e principalmente no Luxemburgo, pois sendo
um país pequeno e cercado destes gigantes em toda a volta, fica
completamente privada deste tipo de comunicação (APRS), por exemplo, eu,
estava a usar o meu Kenwood TH-D7a com o indicativo CT2HKY-7 em modo
portátil e sem uso de qualquer antena exterior, logo, num total de 3,5Watts,
tive muitas dificuldades para conseguir entrar na rede, acho que em 9 dias
de emissões permanentes, só consegui entrar na rede por 4 ou 5 vezes, e acho
que apenas consegui enviar 1 ou 2 mensagens, mesmo assim, isso foi possível
quando me desloquei propositadamente a um local alto para o conseguir fazer,
acho que também era para poder ir fazer um bocado de desporto de bicicleta.

Por tanto, acho que em Portugal, agora que as frequências 144.600 Mhz a
144.700 Mhz que se usavam nas comunicações de protocolo AX25, logo, Packet,
e DxCluster e que se deveria estar a usar também para APRS até que o Dec-Lei
53/2009 entre em vigor, vão ter que ser passadas e usadas as frequências
recomendadas pela IARU para este tipo de comunicações de Amador, entre
144.790Mhz e 144.900Mhz, logo, a saturação da rede ainda irá pior, muito
sinceramente espero que não, mas daqui a 16 dias se verá.

Continuação de muitos e bons usos dos diversos modos de comunicações de
Amador, com muita tranquilidade e paixão pelo hobby.