ARLA/CLUSTER: NVIS

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 13 de Maio de 2009 - 18:14:12 WEST


Olá Gomes, CT1HIX.

Nas experiências que realizei com outros colegas, sobre propagação NVIS, utilizamos algumas das antenas mais vulgares, desde dipolos, a windom, fios esticados (tipo Longwire) com 15m e a G5RV`s, especialmente para as bandas de 40 e 80m.

As distancias ao solo variaram sempre, desde poucos metros a 10m. Particularmente a antena que mais utilizei foi a uma tipo Longwire feita com um fio de cobre multifilar de 1,5mm de secção e 15m de comprimento, montado de preferência a 10m do solo ou mesmo em diagonal. Num dos extremos utilizei um Unum de relação 1/9, onde ligava um cabo coaxial de 15m, RG58, que por sua vez liga a um sintonizador de antena e deste com um pequeno "chicote" de RG58 ao transceptor.

Os melhores resultados obtidos foram os realizados às distancias de 10m do solo, na banda dos 80m e com um cabo tipo UTP paralelo à antena e junto do solo com uns 16m de comprimento a fazer de reflector.

Outra coisa muitíssimo importante e que rapidamente descobrimos era que convinha ter um bom plano de terra para ligar o sintonizador, infelizmente numa das vezes derreti o ponto de contacto do comutador pois em vez de afinar gradualmente e ir subindo a potencia, resolvia sintonizar logo com 100w.

Os melhores locais foram os perto da praia, em áreas com poucas arvores e relativamente planos. Os piores foram os nas Serras.

Utilizamos sempre diversos sites na Internet,para ver onde  as coisas paravam, imagina até um do Governo Australiano http://www.ips.gov.au que publicava em excelente mapa, infelizmente já não o encontro no seu site, denominado " NVIS - North Atlantic Ionospheric Map"



João Costa, CT1FBF

________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Gomes
Enviada: quarta-feira, 13 de Maio de 2009 13:50
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: NVIS

Boas
Sendo assim,  os dipolos para 40 e 80 metros montados baixos (6 a 12 metros), basicamente tem o comportamento de uma antena para NVIS???

73 Gomes CT1HIX


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090513/eb6448f5/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER