RE: ARLA/CLUSTER: Será possível a construção caseira ou adaptação?

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com
Terça-Feira, 12 de Maio de 2009 - 22:24:26 WEST

Idem, tambem estou interessado nessa ideia, vamos ver quem está bem dentro
do sistema, que lance mais alguma luz para dar-mos avanço a uma solução para
o barato, usando os receptores satelite que descodificam a norma.
CT1AXZ
Manuel Jesus
www.sitesmaisuteis.pt

  _____

De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de KANGURU
Enviada: terça-feira, 12 de Maio de 2009 15:38
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Será possível a construção caseira ou adaptação?

Olá 73’s a todos os colegas Radioamadores certificados e futuros possuidores
de um CAN, cumprimentos para os restantes leitores e fãs deste lugar
democrático, nem sempre, de discussões gerais e de assuntos relativos e
relacionados com o Hobby Radioamadorismo.

Caros colegas, como é claro e todos vós já sabem, em 29 de Abril do corrente
ano, entrou em funcionamento as emissões de TDT - Televisão Digital
Terrestre, acontece que, todos nós, se calhar os Radioamadores até muito
mais, gostamos de saber como é, como será, procurando sempre estar na frente
da recepção destes sinais, eu, também estou curioso por ver como é.

Então, estava eu aqui a procurar várias soluções, como até estou a precisar
de adquirir um LCD, tenho retardado a sua aquisição, para o ter já com esta
opção, acontece, que ainda ninguém disso falou, mas um dia haverá canais
pagos, logo, exigido uma CAM ou algo que leia cartões de acesso a esses
canais pagos, por isso, qualquer aquisição agora, poderá ser boa mas
desperdício de dinheiro a um curto espaço de tempo.

Assim sendo, a única solução, seria o de adquiri por um valor simbólico,
algo para receber apenas os cinco canais livres, aqui em Portugal por ter a
descodificação em MPEG4, que julgo ter sido uma óptima aposta, comparem as
emissões via satélite da ZON que usa o MPEG2, igual a todo o TDT da Europa,
com a qualidade e capacidades do MEO que é em MPEG4, para se concluir que
embora diferentes de toda a Europa, teremos mais qualidade, isso será
inquestionável, então, como a aquisição do equipamento neste momento é
inviável, primeiro, porque não estão disponíveis, depois, porque o seus
preços são impensáveis, na minha humilde e insignificante habitual opinião,
acho que se poderia e deveria procurar uma solução económica, que é o que eu
tenho andado a sondar, dai, surgiu-me várias soluções, quer dizer, várias
patetices, ora vejamos:

1 – Porque não auto-construirmos um receptor, nem que seja apenas para
canais livres, alguém tem alguma ideia? Eu, e muitos de nós, sabemos que há
aqui habituais leitores deste Cluster, com conhecimentos para este tipo de
tecnologia, e não só!

2 - O TDT-Portugal é vídeo compressão MPEG4 com norma H.264, igual ao do
MEO, logo, sendo o MEO recebido por satélite, é um equipamento receptor com
a norma de descompressão de vídeo igual ao do TDT, então, se este aparelho
funciona entre +/-1000Mhz e +/-1200Mhz, sem estar ligado a nenhum lnb, seria
necessário fazermos algo semelhante ao que se faz no TVA, que é o de adaptar
um receptor de Satélite a uma antena de 1.2Ghz e logo, estamos aptos a
receber o TVA transmitido em +/-1280Mhz, então no caso do TDT seria
necessário fazer igual, mas aqui surge o primeiro problema, o recepto do MEO
trabalha apenas a partir de X que não sei ao certo qual será a frequência,
mas deduzo que seja na casa do 1000Mhz (1.0Ghz) ou qualquer coisa a baixo,
talvez a partir de 950Mhz, como o TDT actualmente a funcionar em Portugal
está em canal 67, logo, frequência 842.000Mhz, seria necessário fazer um
transverter que recebe-se/converte-se os 842Mhz em 1000Mhz.

Alguém tem alguma ideia, ou algum esquema que possa ajudar nesta adaptação?
Existem por ai outras ideias? Eu estou iniciando um estudo pouco científico
e nada formal, deste assunto e irei lutar contra o sistema, para ver se
conseguirei receber algo, sem ter que deitar fora os meus actuais 3
receptores de Mpeg4 e norma h.264.

Continuação de um saudável Radioamadorismo para todos, aplicado também às
novas tecnologias.