ARLA/CLUSTER: NVIS

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 12 de Maio de 2009 - 17:37:28 WEST

Colega PauloPelo contrário
São estas discuções que trazem alguma mais valia a este forum.
Quando ao balanceamento de um fio na terra, não é assim tão dificil de
conseguir. Basta que esteja esticado a partir do ponto de alimentação. Vamos
considerar a terra como um número infinito de fios finos, dispostos em
circulo. Pelo menos um desses fios imaginários irá estar em paralelo com o
fio da antena, e como tal, haverá um balaceamento entre o fio da antena e o
fio imaginário de terra. Por outro lado, o ângulo de fase, que deve ser ao
longo da linha sempre cerca de 180º oposto, , Poderá variar ligeiramente
devido à condutividade, mas não o suficiente para provocar um forte
desbalanceamento e a consequente radiação da linha. É claro que existe
sempre um desbalanceamento, senão as linhas paralelas não radiavam, e isso
só acontece no imaginário e nas equações matemáticas. A prática é uma coisa
diferente.

73 de CT4RK