ARLA/CLUSTER: NVIS chega a 9MHz

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 12 de Maio de 2009 - 17:24:57 WEST

ProençaA foF2, que é a frequencia critica a partir da qual as comunicações
NVIS desvanecem, não se nota no radio. Só consultando os resultados das
ionosondas conseguimos saber onde "pára a NVIS". Por outro lado, quando
conseguimos escutar estações de perto em 40m no nosso caso, e quando digo
perto digo entre os 50/70km e os 300km, é sinal de que está ou perto dos
7MHz se os sinais forem moderados, ou acima dos 7MHz se os sinais forem
fortes. Abaixo destas distancias pode acontecer escutares as estações por
onda terrestre, e acima dos 300KM já não é propagação NVIS, mas sim
ionosférica por salto. A propagação NVIS, só é util para a cobertura da
"SKIP ZONE" ou zona de sombra.

73 de CT4RK