ARLA/CLUSTER: NVIS

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt
Terça-Feira, 12 de Maio de 2009 - 16:11:58 WEST

NVIS esse tema polémico!
Por acaso ainda não fiz nenhuma experiência com NVIS mas li algumas coisas sobre o assunto e tropecei num artigo em que o autor dizia que um fio de cobre isolado atirado para o chão e alimentado "a la longwire" podia ser uma antena para NVIS interessante, especialmente se o solo fosse arenoso e seco.

Sei que os maduros que estiveram em Peter One fizeram uma yagi de 3 elementos para os 160 m a cerca de um metro do chão, ou melhor gelo, e funcionou muito bem.

Acho que se devia fazer um field day como deve ser para testar estas coisas das comunicações dentro de Portugal.
Assim havia a garantia de que existiam estações activas no mesmo dia e em diversos pontos do país para se poder experimentar de facto as diversas possibilidades.

Mas acho que esse dia ainda está longe...

Paulo Calvo

CT1IDW