ARLA/CLUSTER: Notícias da ARISS: Portugal na ARISS e o primeiro astronauta lusófono

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 12 de Maio de 2009 - 13:45:10 WEST


Notícias da ARISS:
Marcos César Pontes o primeiro astronauta lusófono a navegar no espaço
<http://www.amrad.pt/arissnewsctrl/scripts/full-news.php?1241867160>
Ver vídeo em: http://www.amrad.pt/ariss.php

Imediatamente após a fundação da ARISS - Amateur Radio on International Space Station, no ano de 2000, o grupo dos dirigentes associativos promotores e fundadores da AMRAD e AMSAT-CT participaram em ESTEC na Holanda nas reuniões da ARISS - Europe e colocaram Portugal como país membro da ARISS - International, uma instituição dedicada à educação e promoção das ciências espaciais, fundado por iniciativa de várias agências espaciais a NASA, ESA, Agência Espacial Russa, JAX e CSA, e organismos dos países membros da AMSAT worldwide.

Prosseguindo o trabalho educativo iniciado junto das escolas em 1997 a AMSAT-CT criada pela AMRAD, para ser um espaço temático exclusivamente focado nas coisas espaciais e no seguimento de satélites artificiais e tripulados, continuou a promover e a desenvolver de forma continuada, actividades extracurriculares e ocupacionais de apoio às escolas do concelho de Oeiras, da AML e ainda de outros lugares do norte, centro e sul do país.

Foi assim que durante dois anos consecutivos, várias turmas de alunos da escola secundária Camilo Castelo Branco e das escolas EB1 Manuel Vaz e Jorge Mineiro, reuniram vários grupos de crianças do 4º ano e jovens do 12º ano, para tentarem um contacto em português com o primeiro astronauta lusófono a viajar no espaço.

Por motivos de agenda cientifica o astronauta brasileiro Marcos César Pontes, não teve possibilidades depois de duas tentativas, para estar presente na estação de rádio a bordo da ISS a estação espacial, com o fim de comunicar com as crianças e jovens portugueses que naquelas duas órbitas sucessivas, escutavam a estação espacial a emitir sinais de rádio, mas não obtiveram respostas. Criando um imensa expectativa a todos ali presentes, incluindo jornalistas e cadeias nacionais de rádio e televisão.

Um imenso projecto educacional que a AMRAD promoveu e desenvolveu exclusivamente para o concelho de Oeiras, sem que tivesse obtido apoios para este modelo de actividades, de nenhuma entidade, nem local, nem nacional.

Foi depois, reconhecendo esta situação, que o próprio Coronel Marcos Pontes, quis emprestar o seu contributo, com o carinho e empenho que lhe são peculiares, quando dois anos mais tarde, no decorrer de uma outra actividade realizada no Centro Espacial Português - CS5CEP, com o apoio do IST-Taguspark, algumas centenas de crianças e familiares, dialogaram com Marcos Pontes via teleconferência, numa acção conduzida por Fabiano Moser o amador de rádio PY5RX, o jovem brasileiro que acompanhou dedicadamente a viagem espacial de Marcos Pontes a bordo da ISS e com ele falou diversas vezes.

Por um conjunto de circunstâncias, excepcionais, quis o destino que este jovem viesse a viver e residir em Portugal, num projecto de vida e agregação familiar. Fabiano Moser tornou-se de imediato associado da AMRAD, sendo um membro activo, hoje coordenador das actividades relativas com o projecto da ARISS e da estação de rastreio da ISS, o programa Telebridge.

Fabiano é um jovem brasileiro em Portugal, socialmente integrado e activo, tal qual foram e são as muitas centenas de milhares de portugueses que emigraram quer para o Brasil, quer para a Europa e outros países e continentes, ele espera há vários anos, pelo reconhecimento da sua qualificação como amador brasileiro na Europa, e pela atribuição de um indicativo de chamada português, para aqui poder prosseguir as suas actividades, não individuais, mas colectivas, aquelas que são dedicadas às nossas comunidades de crianças e jovens estudantes, contribuindo para a sua formação e também a do seu jovem filho, que entretanto nasceu, que cresce, e, em breve também ele estudará em Portugal.

Por outro lado, a boa noticia é a de que o Coronel Marcos César Pontes ficou de algum modo ligado a estes acontecimentos, e para tanto, ele aceitou o convite da AMRAD e de outras entidades nacionais, para em breve, poder vir a Portugal, para aqui conferenciar a diferentes níveis, educacionais e científicos, oferecendo do seu saber e competências.

No vídeo em cima, algumas imagens elucidativas do encontro de Marcos Pontes com Fabiano Moser, da relação e companheirismo, da simplicidade que caracterizam a bem lusófona atitude do astronauta brasileiro Marcos César Pontes, que descobriu Portugal na sua primeira passagem orbital sobre o nosso continente. <http://www.amrad.pt/arissnewsctrl/scripts/full-news.php?1241867160>


http://www.amrad.pt/ariss.php
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090512/17fbc099/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER