ARLA/CLUSTER: Passagem atribulada para a TV DigitalTerrestrenosE.U.A.

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt

Boas

As velocidades de transmissão são expressas em bits por segundo, nunca em
bytes por segundo.
Há muitos anos atrás um dos meus mestres ensinou-me que um byte não são oito
bits. Byte é a quantidade de bits que um processador "morde" de cada vez.
Assim para um processador de 16 bits um byte são 16 bits.  O termo correcto
é octeto (como os franceses muito bem dizem).
No entanto as velocidades não são expressas em multiplos de 1000.
Isto tem a ver com  a tecnologia utilizada na transmissão de dados.
Por exemplo em PDH cada canal de transmissão tem 64 kbps, isto porque é a
largura de banda necessária para, sem compressão, para um canal de voz.
Estes 64 kpbs são obtidos com uma frequência de amostragem de 8 kHZ e
codificação de 8 bits.

Estes canais de 64 kbps são agrupados numa estrutura de 32 canais (time
slots) o que perfaz 2048 kbps.

Isto leva a que 1Mbps sejam na realidade 1024 kbps...

Esta estrutura de 2Mbps é conhecida como E1.

Existe outra estrutura de dados chamada SDH mas essa é outra coisa.

A verdade é que os operadores não podem garantir débitos fora da sua rede.

73

Paulo Calvo

CT1IDW