Re: ARLA/CLUSTER: CW - Pensei que este assunto já estivesse esclarecido de uma por todas as vezes!

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt

Boas

A mensagem abaixo faz-me um pouco de urticária...

Comecemos, o Manuel Vasco está à espera que lhe definam o que é um radioamador. Não espere, procure, há bons sites que são uma excelente fonte de informação sobre o assunto.
Mas tem de ser você a procurar... não espere que outros o façam por si.

O radioamadorismo tem muitas vertentes, nem o senhor de la Palice diria melhor. E uma delas é a telegrafia. De facto também ninguém é, ou foi no passado, a fazer exame de telegrafia.
A lei portuguesa não obriga ninguém a saber telegrafia, mas é uma aptidão necessária para ser radioamador de classe A ou B com morse. Repare ninguém é obrigado a fazer exame de condução, excepto se quiser estar habilitado a conduzir veiculos...

Acerca do radioamadorismo sem medos nem escadas, essa é de morrer a rir! Medo de quê? De deixar cair um linear no pé? De levar uma pataniscada de 3000V nas unhas? Eu tenho medo da alta tensão por isso fujo dos lineares a valvulas como o diabo da cruz, mas não consigo perceber que medo pode fazer o radioamadorismo.
Acerca das escadas para trepar quer-me parecer que é contra a existência de classes no radioamadorismo. Corrija-me se estiver enganado mas é contra a meritocracia. Para si basta pagar a licença... não são precisos exames nem conhecimentos para se ser radioamador.
Parece que confunde democracia com anarquia. Para se desempenhar certas funções é necessário provar perante as autoridades competentes que se possuem as aptidões consideradas necessárias.
É assim que funciona e espero que assim continue.

73 de CT1IDW