ARLA/CLUSTER: Os Radioamadores e o Dia de Portugal, por CT3FQ.

[http://www.ct3team.com/members/ct3fq/images/ct3fqfacebw.jpg]

Os Radioamadores e o Dia de Portugal, por CT3FQ - Abril de 2009

[http://www.ct3team.com/members/ct3fq/images/bandeiraPortugal.jpg]

Os Patriotas

Devo ser a pessoa menos patriota que conheço. Sou assumidamente bairrista e radicalmente regionalista, e até em tempos, simpatizei com a causa da independência da ilha que me viu nascer.

E então o que me move para escrever este texto sobre o Dia de Portugal e os Radioamadores? O orgulho de ser Português? O gosto pelo Radioamadorismo?

Nem uma, nem outra coisa, mas tão só, porque hoje ainda me surpreende o facto de que por causa de um brasileiro chamado Scolari ainda se vê bandeiras hasteadas nas ruas deste País, e porque tenho também a certeza que, se  o Scolari fosse português, tínhamos-lhe feito  o manguito.

Confesso que me faz nervos olhar para o lado espanhol ver a grande adesão que qualquer concurso de rádio tem, pois não há santo fim-de-semana que não os ouço em qualquer concurso. Mas pior do que nervos, é a terrível urticária por ver uma data de radioamadores portugueses a fazer o Concurso do "Rei de Espanha", e a se deixar no quentinho da cama no dia do Concurso do Dia de Portugal.

Penso que é chegada a altura de nos olharmos ao espelho e verificarmos quão ridículos somos na Europa e no Mundo. Os espanhóis têm o "Rei de Espanha", os italianos têm o "ARI International DX Contest", os Franceses o "REF Contest", e até os polacos das anedotas têm vários concursos internacionais muito concorridos. E nós temos o quê?

Será que os prémios desses concursos são mais aliciantes do que o do "Dia de Portugal"? Será por ser organizado pela REP? Será apenas por ser ridiculamente português? Ou será porque simplesmente andamos demasiados ocupados em quezílias e mariquices que nada tem a ver com rádio, e muito menos com Portugal. Acham que os radioamadores Espanhóis, italianos e polacos também não andam à pancadaria entre eles? Claro que andam, mas são mais inteligentes que nós e não mostram as nódoas negras cá para fora.

Temos que parar com as asneiradas, e mesmo aqueles que discordam, deste ou daquele, e daquele outro, devem fazer um esforço este ano e mostrar que afinal ainda somos um País com radioamadores.

Estamos sensivelmente a um mês do dia "D", e esta vai ser a oportunidade para aqueles que dizem que querem fazer alguma coisa pelo Radioamadorismo em Portugal, de demonstrarem em actos, e não por palavras, do que são capazes. Penso que é chegada à altura de falarmos menos e fazermos muito mais.

Vai ser difícil? Vai! Mas se todos utilizarmos os meios tecnológicos que dispomos tornar-se-á mais fácil divulgar o "Dia de Portugal". Temos ter uma estratégia comum, temos de enviar e-mails, temos de contactar aqueles que conhecem outros e outros, para reencaminharem os nossos e-amails e divulgarem o "Dia de Portugal". E como somos portugueses não nos esqueçamos de reenviar os e-mails outra vez na véspera do Concurso.
Ainda não me esqueci da história dos selos que iriam ser lançados pelos CTT. Nunca vi tantos radioamadores juntos à volta dum projecto de um selo. Foi bonito de se ver.

E também temos de participar. Se os números não me enganam, existem mais de 5400 radioamadores em Portugal, se destes 5400 apenas 10% operarem o "Dia de Portugal" seremos mais de 500 a ocupar as Bandas. Seria bonito. Não seria?

Se não houver nada em contrário, ou qualquer situação de força maior, estarei presente no concurso do Dia de Portugal, no dia 13 de Junho, nem que seja sozinho, com o meu "Voice Keyer"... Por Portugal!

73

CT3FQ

Carlos Neves, Abril de 2009