ARLA/CLUSTER: Horário de Verão - 1 = UTC ( em Portugal e Madeira).

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 30 de Março de 2009 - 12:21:59 WEST


Caros Colegas,

O Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. 

O procedimento é adoptado durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome em português, espanhol, alemão e outras línguas. Em inglês, por exemplo, o termo "Daylight saving time" (Horário de economia com luz do dia, em tradução livre) enfatiza a função prática da operação.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 nos Estados Unidos por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz eléctrica.

O Horário de Verão em Portugal é adoptado desde 1916, sendo que desde então não houve horário de verão em 14 anos. O período de vigência foi bastante variado até 1997, quando o Parlamento Europeu uniformizou o horário de verão na Europa.

Actualmente, o horário de verão verifica-se a partir do último domingo de Março até ao último domingo de Outubro e corresponde ao Horário de Verão da Europa Ocidental, que em Portugal se caracteriza por ADICIONAR 1 HORA EM RELAÇÃO AO TEMPO UNIVERSAL COORDENADO (UTC+1).

Chama-se a atenção de todos os radioamadores participantes em concursos ou outras actividades que a Hora a registar nos Log`s, excepto em caso de indicação contraria, É SEMPRE a HORA UTC o que para efeitos práticos corresponde a MENOS 1 HORA (- 1H) em relação á actual hora legal de Verão vigente em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira. No caso da Região Autónoma dos Açores, a hora legal coincide actualmente com o Tempo Universal Coordenado (UTC)

Assim, quando se informa que um Concurso tem inicio ás 14h00 UTC corresponde ás 15h00 no actual Horário de Verão em Portugal continental. 

Fontes Consultadas: Wikipédia e Observatório Astronómico de Lisboa.

João Costa, CT1FBF





Mais informações acerca da lista CLUSTER