ARLA/CLUSTER: Annuntio vobis gaudium magnum in Barcarena.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 13 de Março de 2009 - 16:38:51 WET


Prezados colegas,

Em primeiro lugar deixai-me que vos transmita que foi com enorme cordialidade e espírito construtivo que ontem fomos muito bem recebidos nos Edifícios da ANACOM em Barcarena, pelos Srs. Eng. Carlos Antunes, Eng. Alberto Dinis e Dra. Maria José e Ema Esteves.   

De realçar a sua postura sempre aberta, dialogante e franca que em muito contribuiu certamente para o sucesso desta importante reunião, e que tinha como agenda prevista:

1. Apresentação do Decreto-Lei nº 53/2009, de 2 de Março.

2. Propostas para o desenvolvimento do quadro regulamentar a definir ao abrigo do nº 1 do Artigo 15º e do nº    	2 do Artigo 28º do Decreto-Lei em causa.

3. Outros assuntos.

A apresentação foi conduzida pelo Eng. Carlos Antunes recorrendo a um cuidado "Power Point" onde eram elencadas sequencialmente a Estrutura, Disposições e Desenvolvimentos futuros. 

Recomendo a todos uma leitura atenta, do documento que a REP - Rede os Emissores Portugueses colocou à nossa disposição em http://www.rep.pt/pdf/ANACOM_apresentacao_dec_lei_53_2009.pdf onde se encontram presentes a quase totalidade dos elementos disponibilizados nessa apresentação.

Assina-lo, que uma parte baste significativa dos quadros referentes às Frequências, Acessibilidades pelas Categorias de Amador e Potencias, iram ser imediatamente revistas tendo em conta as propostas apresentadas pelas associações e de acordo com as mais recentes recomendações da IARU-Região I tanto para HF como para VHF e superiores.

Desde a sua publicação, existem dois documentos fundamentais que todos os radioamadores portugueses terão obrigatoriamente de conhecer de futuro; o QNAF - Quadro Nacional de Atribuições de Frequências, que é revisto todos os anos, e as Recomendações da IARU para a Região I.

Assim, é bem patente graças a flexibilidade agora conseguida pelo ICP-AMACOM, que Portugal reúne todas as condições, para seguir à frente do que de mais avançado existe mundialmente de boas praticas administrativas nas áreas do Serviço de Amador e Serviço de Amador por satélite, tendo por base as mais recentes e fundamentadas directrizes debatidas e aprovadas nos mais diferentes organismos internacionalmente representativos, como são; a Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações(CEPT) e a União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Esperamos todos, particularmente aqueles de desde à alguns anos se batente por isto, que todos nós, radioamadores portugueses e ICP-ANACOM estejamos à altura dos desafios agora lançados.

João Costa, CT1FBF
Moderador do Fórum ARLA/CLUSTER
e Vogal da Direcção da ARLA 


P.S. - a tradução livre do Latim " Annuntio vobis gaudium magnum in Barcarena "  é " Anuncio-vos uma grande alegria em Barcarena". 
  









Mais informações acerca da lista CLUSTER