Re: ARLA/CLUSTER: Permissão ou Break, break ao " novo decreto (e a festa continua)"

TUXA luistuxa gmail.com
Terça-Feira, 10 de Março de 2009 - 15:53:29 WET

Boa tarde

O que aqui fica é tão somente a minha opinião:

- A categoria A actual deve ser equiparada nas condições de utilização á
futura categoria 1...?

Deve sem dúvida ser equiparada, até porque se trata da HAREC-Class, como tal
correspondente ao expoente máximo.

- A categoria B, (com morse actual) e 2 devem ser equiparadas nas condições
de utilização...?

Penso que, a confirmar-se a abolição do exame de morse, a categoria B deve
ser equiparada à categoria 2 nas condições de utilização, em fonia. Poderá o
amador estar habilitado ou não a operar CW. Isto iria levantar questões com
a atribuição dos indicativos, dado que até à data são diferentes.

- A categoria C, deve manter-se nas actuais condições de utilização...?

Penso que o modo de emissão poderá ser alargado para VHF, UHF e 10 m talvez

- A categoria 3, não é muito restritiva e pode condicionar o ingresso na
actividade...?

Dois anos condicionados a simples escuta poderá de alguma forma afastar
alguns potenciais candidatos a radioamador.

- As novas tecnologias (Packet, APRS ou DPRS, D-star, echolinks, etc) devem
ter condições especiais de utilização e somente acessíveis a categorias
superiores, ou pelo contrario, devem estar acessíveis a todas as
categorias...?

Tratando-se de tecnologias com alguns condicionamentos  e conhecimentos
adicionais, julgo haver lugar a alguma aprendizagem e não estarem acessíveis
a todas as categorias.

73, CT1GUJ
Luis Braz