ARLA/CLUSTER: Categoria 3 o inicio do radioamadorismo.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 2 de Março de 2009 - 17:01:03 WET


Caros Colegas,

Independentemente de uma leitura mais atenta, preocupa-me as limitações impostas aos futuros categoria 3 e por consequência o futuro da radioamadorismo. Vai ser muito difícil que alguém que não esteja ligado por laços familiares ao radioamadorismo, entre para os "quadros", isto é, sinta motivação.

Isto é, podem ter estação própria mas na sua estação terão de passar 2 anos a fazer escuta obrigatoriamente e ao fim de 5 anos, se não se candidatarem e obtiverem aproveitamento para a categoria 2, perdem o CAN. Todos terão de passar sempre pela categoria 3, pois o acesso à 2 está limitada obrigatoriamente pela permanência na categoria 3, por dois anos. Realço o papel que as estações das Associações que terão para este colegas.

Por uma analise muito rápida e devido à densidade deste decreto-lei, saliento que para as contra-ordenações e coimas não chegaram TODAS as letras do alfabeto e ainda se teve de socorrer de mais 6 grupos; aa) a gg), é muito mais fácil fazer exame num pais da CEPT  ou que tenha reciprocidade e posteriormente pedir o CAN em Portugal.

No entanto, existem coisas bastante positivas particularmente na obrigatoriedade de conhecer as recomendações da IARU. Temo o valor do CAN anual, particularmente para todos que tenham mais de 25 anos e menos de 65. Basicamente o CAN é vitalício, 10 anos revogados automaticamente e desde que não deixem de pagar a taxa anualmente.

Espero poder amanhã fazer uma analise mais pormenorizada.

João Costa,CT1FBF





Mais informações acerca da lista CLUSTER