ARLA/CLUSTER: O renovado prazer de fazer rádio.

José Luís Proença (CT1GZB) ct1gzb netcabo.pt
Segunda-Feira, 2 de Março de 2009 - 02:21:02 WET

O meu padrinho como CT1 em fonia foi o meu amigo Francisco Gonçalves-CT1DL- em CW foi o colega José Manuel-CT1AOZ ambos em 15 metros.

Estava o colega José Manuel a chamar em 15m a alta velocidade (pelo menos para mim eh eh) quando tive a ousadia de responder à sua chamada. Às tantas os nervos apoderaram-se, comecei a transpirar e, provavelmente foi o pior QSO que o colega deve ter feito HI HI. Amavelmente, o colega José Manuel, baixou a velocidade para me facilitar o QSO. Foi portanto o meu primeiro contacto com uma estação de CT1 em telegrafia.

Responder a expedições e indicativos especiais é mais fácil visto que é só troca de RST, como tal responde-se à chamada, escuto o meu RST e dá-se a resposta "R UR RST IS 5NN 5NN TU DE CT1GZB" (obrigado CT1GFK pela dica)

No dia 24/2 por volta das 22.30 arrisquei sintonizar a minha R5 nos 160 metros com o MFJ-949E e pensei:

"-Deves ter grande rendimento, deves." Depois de "enganar o rádio" lá respondi sem esperança de ser escutado e, qual não é o meu espanto, quando trabalho ZB2FK. Estava feito o meu primeiro QSO em 160 metros, do qual, já enviei a QSL directamente ao colega Ernest.

Já reparei que 90% dos operadores de telegrafia são de uma amabilidade impecável em facilitar a vida aos novatos. Pelo que já escutei poder-se-á dizer que praticar CW é uma filosofia completamente diferente da Fonia.

Para quem que gosta de praticar o DX como eu, só o facto de ter sido trocado o numeral do indicativo, fez com que se abrisse um admirável mundo novo. Prova disso foi o facto de ter trabalhado V8AQM - Brunei - em 20 metros prefixo (V8) que nunca tinha escutado antes.

Este pequeno relato serve apenas para partilhar com os colegas os belíssimos momentos de prazer que tive em fazer rádio com um velhinho Icom IC-725, um sintonizador manual da MFJ e uma antena R5 comprada em segunda mão na feira da ARVM, tudo isto regado com apenas 100W.

Aos colegas que estão a estudar a telegrafia digo-vos para não desistir porque o prazer que dá em fazer um QSO em CW é proporcional às dificuldades que estão a ter com a sua aprendizagem.

73 de José Luís - CT1GZB
ARVM # 53
REP # 1418