ARLA/CLUSTER: APRS

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt
Terça-Feira, 30 de Junho de 2009 - 15:42:25 WEST

Onde é que isto já vai... Macacos, licenças de caça, cartas de condução e
reciclagem?

Será que ninguém percebe o significado de recomendação?
As recomendações da IARU são escritas por pessoas que têm mais experiência
que nós nestas coisas. Se recomendam algo é porque chegaram a conclusões
baseadas em experiências feitas no passado.

Acho é que cada vez que se fala em regras fica toda a gente com os cabelos
em pé!

Quanto à proposta possuir ideias descabidas não o discuto. É uma proposta,
não passa disso, é uma base de trabalho...
Acho que tecnicamente deviam ser adoptadas medidas de forma a não
sobrecarregar a rede limitando o numero de actualizações e o número de nós
percorridos.
Agora sobre quem pode ou não ter repetidores isso é coisa a discutir.

Já que não gostam de seguir regras escrevam protocolos proprietários e
brinquem sozinhos às redes. Se souberem fazê-lo claro...
AX.25 bis, ou AX.26, AX.25v2 por exemplo...
Um protocolo é um conjunto de regras que permite que duas entidades
comuniquem entre si...

O AX.25 pode ser uma ferramenta útil na detecção precoce de disturbios
atmosféricos, como é feito nos USA, por exemplo.

Mas é preciso que haja regras aceites por todos e não é preciso que o
regulador (ANACOM) precise de ser envolvido.

Já agora qual é o problema do APRS?

Paulo Calvo

Carrazeda Tancos One Idanha Dezembro Waikiki