ARLA/CLUSTER: APRS

Jose Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Terça-Feira, 30 de Junho de 2009 - 13:08:20 WEST

Em primeiro lugar, era de todo pertinente enumerar os pontos e organizar
os mesmo em temáticas, seja de protocolo, de acesso etc.

>  Por isso propomos:
>

> Os sistemas de APRS devem ser usados de uma forma moderada e
> consciente, como tal e como a IARU para a Região 1 recomenda, apenas
> deve ser usado WIDEn-N.
>
> Propomos no máximo o uso de WIDE3-3, não podendo ser usado outro patch
> excepto o indicativo do Digi mais próximo.

   Este pontos relacionados com o protocolo devem ser recomendações. Não
se esqueçam que o APRS é um "sub-modo" ou aplicação do nosso AX-25. Não
devemos obrigar a utilização de caminhos, por razões diversas, apenas
recomendar uma vez que existem uma multiplicadade de situações em que
poderemos necessitar de algo diferente. Recomendar sim, alertar sim,
obrigar não.

> ·     O radioamador, apenas poderá ter duas “estações” de APRS em
> funcionamento simultâneo, sendo uma para  estação fixa e a outra para
> móvel ou portátil.

   Não faz qualquer sentido. Funcionamento simultâneo em RF ainda se
percebia mas mesmo assim não faz sentido limitar o número de "estações"
de uma estação.

> ·     A estação fixa  de um radioamador, apenas poderá enviar frames
> de localização em períodos superiores a 30 minutos, sendo recomendado
> 60 minutos ou mais.

    Recomendação. Não obrigatória.

> ·     A  estação móvel ou portátil de um radioamador, apenas poderá
> enviar frames de localização em períodos superiores a 5 (3)minutos
> sendo recomendável 30 minutos ou mais quando não se encontram em
> movimento.

   Recomendação...

> ·     A estação de um radioamador que envie  informação metrológica
> apenas poderá enviar a mesma com períodos não inferiores a 60 minutos.

   Recomendação... Basta mudar o verbo poder por dever e fica tudo
melhor.

> ·     A estação de um radioamador, através dos digis de APRS,  não
> poderá enviar mais de 5 mensagens por hora independentemente do
> destinatário.

   Se alguém acredita no sistema de mensagens do APRS que seja, mas
limitar o número não faz sentido.

> ·     A estação de um radioamador não poderá enviar através dos digis
> de APRS informações de DX em períodos inferiores a 120 minutos

   Não deverá... recomendação

> ·     A estação de um radioamador está expressamente proibida de
> activar DIGIS locais, NODES ou retransmitir qualquer frame. (Muito
> importante)

   O lobby das associações? Não posso ter um digi? Se viver nos confins
do burgo e não existirem digis? Enfim... Não faz qualquer sentido.

> ·     A estação de um radioamador está expressamente proibida de ligar
> Gateways para a Internet.( extremamente importante)

   Esta é extremamente absurda... Lembrem-se que o APRS não é só o
terrestre, existe APRS através do serviço de amador por satélite. Existe
alguma estação no Norte, no Centro e no Sul de Portugal a fazer de
Gateway? Isto é só um exemplo...

> ·     A estação de um radioamador não pode colocar objectos para
> sinalizar eventos ou outros por períodos superiores a 48h e, estes não
> poderão ser transmitidos por períodos inferiores a 1 hora.

   Filtrem, filtrem....filtrem... Recomenda-se

> ·     A estação de um radioamador não pode operar em APRS com
> potências superiores a 10W PAR

  Não. O serviço de amador permite a utilização de mais potência. Este
limite não deve existir. O bom senso deve imperar.

> ·     A estação de um radioamador não pode enviar mensagens ou
> qualquer conteúdo com fins publicitários, religiosos, políticos ou
> qualquer outro que desrespeite o regulamento de amador.

    Se está no regulamento para quê criar esta redundancia. Um alerta
talvez de outra forma não faz qualquer sentido.

> ·     As Estações de APRS de uso comum (DIGIS, NODES ou Gateways) só
> podem estar activas e dependentes de associações. (Muito importante)

   Lobby? Não faz qualquer sentido. A utilização de estações DIGI/NODES
nas montanhas e afins já só é permitida a associações (infelizmente).

> ·     As estações de uso comum apenas podem enviar a sua frame de
> localização e identificação em períodos nunca inferiores a 30 minutos.

   Recomendação

> ·     As estações de uso comum apenas podem reenviar as frames que
> tenham no seu Patch WIDE3-3 ou inferior (Ex:WIDE3-1, WIDE1-1)

   Filtros...

> ·     As estações de uso comum apenas podem reenviar as frames de
> utilizadores que não sejam escutados há pelo menos 5 minutos.

   Configurações....

> ·     As estações de uso comum não poderão exceder os 25W PAR

   É um repetidor digital e deve respeitar a regras para os repetidores.
   Mais redundância.

> ·      As estações de uso comum através das suas Gateways não poderão
> colocar tráfego de APRS na rede rádio  vindo da Internet. (Muito
> importante)

   Não faz sentido.

> ·     As estações de uso comum podem ter objectos permanentes na rede
> rádio desde que os mesmos não sejam transmitidos em períodos
> inferiores a 150 minutos.

   Recomendações.

> ·     As estações de uso comum devem ser monitorizadas pelas
> Associações que são responsáveis pelas mesmas, se for verificado algum
> conteúdo  que  não  obedeça ao regulamento a Associação deve comunicar
> imediatamente a ANACOM a situação.

   A ANACOM vai logo fazer um Auto...

> ·     Nas estações de uso comum, quando monitorizadas pelo responsável
> técnico e identificada alguma situação anormal por parte de algum
> utilizador,  deve ser por este elaborado um relatório e enviado à
> ANACOM com um resumo das frames em anexo.

    Um "dump" de frames serve como prova? Hmmm Pensem nisso...

> ·     As estações de uso comum devem trabalhar numa frequência única
> em VHF (144.800  1200bps) ou duas em UHF (438.125 1200bps , 438.175
> 9600bps).

   Recomenda-se...

> ·     A estação de uso comum, estão proibidas de fazer a função PING
> ou QUERY a todas as Estações.

   A não ser que esteja alguém na consola da estação de uso comum. Se
estiver de ser para "afinar" algum parametro... Recomenda-se