ARLA/CLUSTER: Fwd: Cuidado!.......

Segunda-Feira, 8 de Junho de 2009 - 12:19:10 WEST

Caro Salomão Fresco, CT2IRJ.

Como sabes, cada um dos nossos inscritos tem a mais completa liberdade de colocar aquilo que acha que está dentro das directrizes deste fórum. Infelizmente, alguns, não tem a noção que ao utilizarem o endereço "cluster  radio-amador.net" não estão a enviar uma simples mensagem para um amigo, mas sim a difundir, aproximadamente 400 msg, tal o n.º de inscritos actualmente na Lista ARLA/CLUSTER.

A solução está em moderar esses endereços, o que periodicamente e quando surgem reiteradamente estes casos, são aplicadas essas regras, sendo no entanto, sempre avisados.

A maioria das vezes, os subscritores não fazem por mal, alias, inclusive acreditam piamente que estão a prestar um extraordinário serviço à comunidade ao reenviarem essas mensagens e dá-las a conhecer ao maior n.º de pessoas.

Infelizmente, estão também no mais completo e absoluto desconhecimento do funcionamento de uma "mailing list", muitos, nunca tiveram a mínima formação sobre como utilizar a Internet e as suas normas mais básicas de funcionamento.

 É muito fácil falar politicamente de choque tecnológico e do n.º de portugueses que se encontram ligados à Internet, mas quantos se preocuparam em dar ou em receber a mínima formação..!?

Bem basta à moderação ter de ignorar, apagar e remeter para a lista negra do servidor cerca de 30 endereços de não inscritos por dia e de ter mais de 3.500 endereços em lista no servidor de comprovadamente spammers. Ainda outro dia, um colega, depois de ter sido avisado me escreveu para saber o que era isso de SPAM que o estavam a acusar..?

Para aqueles que não sabem, deixo um endereço, para tirem as duvidas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Spam

João Costa, CT1FBF
Moderador da Lista ARLA/CLUSTER

"Mailing List"- Uma mailing list é um conjunto de endereços usados para distribuir mensagens de e-mail entre um grupo de pessoas (os subscritores).
Assenta num serviço externo que reenvia automaticamente aos subscritores as mensagens enviadas para um endereço associado à mailing list. Assim, qualquer subscritor pode facilmente enviar uma mensagem para os restantes. Para isso, basta enviar o e-mail para o endereço da mailing list, evitando-se longas listas de endereços nos campos reservados aos destinatários.