ARLA/CLUSTER: Esporadica E no concurso URE

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Segunda-Feira, 8 de Junho de 2009 - 11:08:21 WEST

Bom Dia.
Este fim de semana houve mais um excitante concurso de altas-frequências organizado pela URE.De salientar uma grande ausência das costumeiras estações Portuguesas que normalmente gladiam os lugarescimeiros das tabelas classificativas.Naturalmente, tiveram razões de força maior que os impossibilitou.Durante o Sábado e quase toda a manhã de Domingo, a propagação foi uma lastima.Muito más condições troposfericas.A muito custo se escutava EA3EZG, o nível de sinal desta estação é um bom indicador das condições da propagação.Dos tão procurados Canários, EA8's nem um sopro.Admiravelmente após uma semana de excelente Tropo para Canárias, no dia do concurso esta foi de fim de semana quiçá descansar.Subitamente, vinda no nada, surge uma Esporádica E, começam-se a escutar alguns Franceses e Italianos com forte QSB, o quedespoletou um frenesim dos diabos, entre todas as estações em prova.Toda gente  de orelhas bem abertas e rotores patrulhando o céu, tentavam perceber donde vinham os melhores sinais.A abertura começou pelo sul, a projecção do sinal destes colegas aparentava estar para a França central, pois que logo percebi que estava tramando.Calculando rudemente no mapa, via que a nuvem ionizada estava na zona de Valência em Espanha e que a minha projecção iaparar nas aguas do mediterrâneo.Aos colegas mais a Norte, esses então tinha a  projecção para o Norte de Africa.Só restava esperar, já sabemos que as Esporadicas E deslocam-se de Este para Oeste e ligeiramente a subir em latitude.Vendo colegas do sul a fazer pile-ups de Franceses, e eu apenas a ouvir os Portugueses em back-scater, estavam dar-me cabo dos nervos, mas por fim, as previsões e cálculos bateram certo e a nuvem cor-de rosa ajeitou-se no espaço mais dentro da península.Ouvindo os Locatores que os colegas do sul iam recebendo, dava para perceber que agora já tinha território Espanhol debaixo do meu alcance de fogo.Tinha de haver abertura para EA6, e foi limpinho, os primeiros QSO's foram logo EA6SA em CW e depois EA6VQ em SSB.Mais  surpreendente, foi o " enhencement" ou "chordal" que me projectou mais longe, para Italia.Começam a cair Italianos a monte, o entusiasmo a subir tal como o score do log.A Nuvem "cor-de-rosa" continuava   deslocar-se para Este, começam a aparecer fortíssimos os EA3s e Franceses do Sul.A excitação agora era maior, pois os EA3 estavam no mesmo  concurso que eu, e essa pontuação era garantida.Após muitos QSO's a Esporadica ia continuando o seu caminho, passou pelo norte de Portugal e entrou no atlantico.Estive com o Reino Unido sob alcance, mas foi numa altura em que o Muf desceu e não escutei nenhum. Eram já perto das 14z quando a nuvem "cor-de-rosa" se despediu mas nos brindando com uma bela surpresa: o CU3EQ estava s9 chamando nos 144.300.Foram os meus ultimos 1574 pontos/ Quilómetros.
Foi um concurso interessante.Foi possível constatar no terreno os mecanismos da propagação, prevê-los e depois comprova-los.Durante este período anual do solesticio vai haver ainda muitas Esporadicas E, desejo boa sorte aos participantes.Participem, aproveitem, as Esporadicas E são uma prenda que a natureza dá aos Radio-amadores.

* nuvem cor-de-rosa ou Pink Cloud é o termo vulgarmente dado à Área Ionizada na camada E.

73's Matiaswww.ct1ffu.com

Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é grátis!
http://brasil.microsoft.com.br/IE8/mergulhe/?utm_source=MSN%3BHotmail&utm_medium=Tagline&utm_campaign=IE8