ARLA/CLUSTER: <Ajuda> Escolher antena HF Vertical Multibanda

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Sábado, 6 de Junho de 2009 - 23:07:30 WEST

Caro Fabiano,

Tenho uma TITAN DX, da GAP, e estou satisfeito com ela. Claro que é uma
antena de compromisso, com ganho negativo, mas tem a grande vantagem de não
necessitar de radias, uma vez que é alimentada a cerca de 1/3 da altura.

Ao príncipio foi díficil de afinar, mas depois de algumas trocas de mails
com a GAP, resolveram-se os problemas.

Tem de facto uma largura de banda muito pequena em 80m, e para alterar a
banda útil obriga a mudar um condensador no topo da antena, o que não é nada
práctico, mas dos 10 aos 40m trabalha razoávelmente.
Tem algumas manias, como por ex., ao príncipio fiz o habitual "choke de RF"
com 8 ou 9 voltas de RG-58U e a antena ficou cheia de estacionárias...
principalmente os 10m. Depois de nova troca de mails, chamaram-me a atenção
para os desenhos do manual, onde se vê o coaxial a descer *direitinho* da
antena !

Claro que isto indica que a malha do coaxial está também a irradiar, mas
funciona !

As uniões dos fios aos "stubs" verticais devem ser bem cobertos com silicone
para evitar não só oxidações e maus contactos, como o próprio desapertar dos
parafusos com o "jingar" da antena.

Espero tê-lo ajudado ou a outros colegas "indecisos"

73's de CT1PT
Carlos Pinheiro