Re: ARLA/CLUSTER: Acrónimo NVIS segundo a ANACOM.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 3 de Junho de 2009 - 21:02:15 WEST

Normalmente o valor em dBi, é tomado como sendo 2,15 dB acima do valor em
dBd. isto porque o dBd, que é o ganho referente ao dipolo, é de 2,15 dBs. Em
emissões de simples portadora, utiliza-se geralmente o dBd e a PAR. O PIRE é
muito utilizado em transmissões digitais de banda larga, devido a dispersão
espectral destas emissões, que não podem ser medidas em termos de PAR., pois
esta não dá um valor exacto da potencia de um emissor transmitindo por
exemplo 1 sinal OFDM com 1 MHz de largura
No exemplo do seu comentário, o ganho da antena com 10dBi serão 7,85 dBd.
No link em baixo, tem um excelente calculador online para o PAR e o PIRE.

.http://www.csgnetwork.com/antennaecalc.html

73 de CT4RK