ARLA/CLUSTER: Resultados do Concurso Clube Pessoal EDP - 2009

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 31 de Julho de 2009 - 13:08:04 WEST

Matias,

É verdade que a banda entre os 300 e os 3000 MHz é UHF e depois entre
3 e 30 GHz é SHF, tal qual vem nos livros.
O problema é que se até ao UHF as características de cada banda são
reconhecíveis e a divisão é de certa forma "natural", a partir daí
esta classificação torna-se perfeitamente inútil.
Ninguém chama UHF às frequências a partir dos 800 MHz, pela razão que
estas pouco  têm a ver com aquelas. Nem na tecnologia, nem nas
características de propagação, ou nas antenas. No domínio do SHF
então, o delírio é extremo metendo-se no mesmo saco 6 bandas com
características muito diferentes. Não é que esteja errado, pelo menos
em termos da definição. Simplesmente não é prático e isso pouco se
utiliza.
Parece-me que seria mais adequado recorrer às definições normalizadas
comummente aceites para o radar, e usadas em vários domínios,
inclusive em comunicações:

Banda   Limites
UHF 	300-1,000 MHz
L 	1-2 GHz
S 	2-4 GHz
C 	4-8 GHz
X 	8-12 GHz
K u 	12-18 GHz
K 	18-27 GHz
K a 	27-40 GHz
Q 	40–60 GHz
V 	50–75 GHz
W 	75–110 GHz

Assim teríamos:
1,2 GHz - Banda L
2,4 GHz - Banda S
5 GHz - Banda C
10 GHz - Banda X
24 GHz - Banda K
47 GHz - Banda Q
75 GHz e seguintes - Banda W

Não conheço subdivisões para a banda W, mas suspeito que também isso
tenha pouco interesse, pelo menos por agora.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ

Receio bem que para as bandas seguintes já não tenha sugestões, mas
também desconheço qual o uso efectivo dado pelos amadores a essas
bandas em todo o mundo.