Re: ARLA/CLUSTER: Contactos impossíveis em VHF... ou talvez não!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 30 de Julho de 2009 - 14:43:22 WEST

Estações de FM da Europa a serem escutadas em Portugal, é um fenómeno normal
durante os meses de esporádicas. Normalmente esse modo de propagação indica
uma boa esporádica em 2m.  Eu sirvo-me muitas vezes desse fenómeno, quando
vou no carro, para passar a 144.300 SSB. Ja devo ter escutado broadcastings
de FM de toda a Europa. Reparem, que alguns sinais são tão fortes que
"limpam" com a maior das facilidades, estações Portuguesas. Devido a
normalmente esses emissores estarem em lugares elevados, muito raramente se
escutam por propagação tropo. É quase sempre por esporádica. Reparem por
exemplo, no caso das extraodinárias aberturas tropo que temos frequentemente
com as Canárias, que permitem fazer QSOs em portátil, mas que me lembre
nunca escutei estações de FM das ilhas.
73 de CT4RK