ARLA/CLUSTER: Resultados da antena J Dual-Band construída por CT1EWH. OSJ para VHF e UHF " duas J em uma só".

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 27 de Julho de 2009 - 18:01:05 WEST


Prezados Colegas,

Finalmente tive tempo, para instalar e testar a antena OSJ para VHF e UHF " duas J em uma só " construída pelo nosso colega Arsénio Balola, CT1EWH, apartir de um desenho adaptado por PY4ZBZ da antena comercializada pela Arrow Antennas.( http://www.qsl.net/py4zbz/antenas/antena_osj.htm#o1c ) 

A antena revelou as suas principais características, que são:
- Baixo ângulo de radiação;
- Não requer plano de terra (radiais);
- Facil de instalar.

O seu ganho estimado é >3 dbd(dipolo de 1/2 onda) e próximo de 6 Dbi ( valor teórico sobre uma antena isotrópica).

A ressonância e a relação de ondas estacionárias é próxima de 145,500 MHz com 1,1/1 e 431,000 MHz com 1,3/1. 

Como esta antena era fundamentalmente para operar localmente em VHF, e em UHF os repetidores D-star, CQ0DSA B / Arrábida  (TXr- 438,4750 / RXr- 430,8750 Mhz) e CQ0DLX B / Lisboa (TXr- 438,5500 / RXr- 430,9500 MHz) optou-se por não modificar as suas medidas.

Do ponto de vista mecânico, recomendo que o mastro ou o tramo mais elevado seja em PVC ou hidronil, paralelo à antena, de modo a se poder fixar o elemento maior de VHF( 3/4 de onda, +- 1,5m) para que este não oscile com o vento.

A antena é ligeiramente direccional em VHF agindo o elemento maior de VHF( 3/4 de onda, +- 1,5m) como reflector.

Em relação aos sinais e com o mesmo equipamento Icom ID-E880, não calibrado, o repetidor de VHF da Serra da Estrela é escutado com S5, sendo S9 na direccional de VHF Yagi de 9 elementos em polarização vertical, em média. Em UHF, a diferença de sinais é sensivelmente a mesma utilizando como comparação, neste caso, uma direccional também de 9 elementos para UHF. 

O efeito direccional em UHF da antena OSJ não é tão pronunciado como em VHF.

Realço a excepcional propagação que existiu ontem à tarde, em VHF, que me permitiu que com o meu pequeno portátil Yaesu VX-2E em baixa potencia, cerca de 150mW, falar confortavelmente com o CT1ASM, via RV48, ligando este equipamento à Yagi de 9 Elementos, com cerca de 12m de cabo Ecoflex 10.

Utilizando a antena OSJ e com cerca de 10m de cabo Ecoflex 10 e com um 1 W ligado ao mesmo equipamento, tinha um sinal de retorno de S9 chegando ao repetidor com um ligeiro sopro.

Tudo isto, encontra-se instalado numa varanda de 5m, a 12m de altura do solo, com uma abertura a 60º Norte.

Pela boa performance apresentada e pela sua facil construção e custo reduzido, recomendo vivamente como antena dual-band vertical.

João Costa, CT1FBF 









Mais informações acerca da lista CLUSTER