ARLA/CLUSTER: Off Topic: São grátis senhores, são grátis...a Google oferece.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 23 de Julho de 2009 - 14:47:15 WEST


A Google oferece sistemas operativos...Android e Chrome.

O Android, da Google é um sistema operativo especial para telemóveis. 

Basta lembrar que é open-source e gratuito. Isto quer dizer que se eu quisesse agora mesmo montar uma empresa fabricante de telemóveis, poderia usar este sistema operativo sem ter de dar satisfações a seja lá quem for. 

Com os outros isto não é assim e as fabricantes que não têm o seu próprio sistema operativo têm que pagar uma licença por cada telemóvel que criam.

Ora, o Android é, tanto quanto eu sei, totalmente gratuito. Diria mesmo que é uma espécie de gajo fixe que só quer o bem de toda a gente.  

Já as operadoras móveis portuguesas têm feito à volta dele um pé de guerra como nunca se tinha visto.

Em Portugal, o primeiro telefone com este sistema operativo vai ser o HTC Magic e a batalha sobre quem é que o vai lançar primeiro tem sido de tal ordem que até tenho medo que alguém se aleije*. :)

Escrito por Rui Tukayana.

------------------------------------------------------------------------------------------------ 

    A Google anunciou nas últimas semanas o plano de lançamento de um sistema operativo baseado no seu browser Chrome no segundo semestre de 2010, avizinhando-se assim uma futura batalha entre esta companhia e a Microsoft no mercado dos sistemas operativos.

    A Microsoft é a clara líder do mercado e possui uma margem enorme do campo dos sistemas operativos. O seu sistema Windows é o principal responsável pelo poder e lucro da companhia. A experiência PC em si é largamente dominada pela Microsoft. E é nesse campo que a Google pretende equilibrar a balança.

    O principal objectivo da Google é desenhar o sistema operativo para netbooks, os quais tem vindo a crescer em popularidade entre os consumidores principalmente devido ao seu baixo custo, entrando numa nova era de navegação na Internet sem altos custos para os consumidores.

    A competição entre a Google e a Microsoft não pára de aumentar. A Google domina facilmente o campo dos motores de pesquisa e a Microsoft tenta criar concorrência com o seu motor de pesquisa Bing. E embora este não tenha tido grande sucesso a Microsoft não desistirá tão facilmente, tendo investido 100 milhões de dólares numa reformulação de campanhas de anúncios e marketing. 

    Neste jogo de poder, a Google já conseguiu atacar a Microsoft ao assegurar o desenvolvimento de programas capazes de representar um desafio às aplicações de processamento de texto e folhas de cálculo e ao apresentar a opinião de que o Windows é bastante susceptível a lapsos de segurança e vírus no que conta a navegação na Internet.

    Assim, parece que chegou a altura de se alterar o status quo do mundo dos PC e a Google para estar inclinada para o fazer. O Google Chrome OS acentará sobre uma kernel Linux e apresentará um novo sistema de janelas, estando prometidas velocidade, simplicidade e segurança como as principais características deste. 
 
     
Escrito por Tiago Alves     




 



Mais informações acerca da lista CLUSTER