ARLA/CLUSTER: AGRIMPEX 3E - faz tantas bandas, mas acho que nehuma bem

Quinta-Feira, 23 de Julho de 2009 - 11:02:33 WEST

Faço minhas as sábias palavras do António Matias, CT1FFU.

Acho que esta vertical para móvel com 13 db (db em relação a quê, provavelmente dba o "a" é do Alho Porro) e mesmo assim ainda faltava,  neste caso, um ponto ou virgula entre o 1 e o 3; a impressora já não tinha tinta.

Falando a sério, as únicas antenas que na minha modesta opinião tem verdadeiramente ganho são as direccionais, tudo o resto é paisagem.

Quem relaciona "ganhos" de antena verticais omnidireccionais, com ganhos de antenas direccionais, percebe tanto de antenas como eu de arte egípcia...ou o equivalente a um burro a olhar para um palácio...

João Costa, CT1FBF

________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de antonio matias
Enviada: quinta-feira, 23 de Julho de 2009 10:33
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: AGRIMPEX 3E - faz tantas bandas, mas acho que nehuma bem

O problema muitas vezes é que a sinceridade não vende.
Numa ocasião, um colega nosso,  acusou-me de ter ganho medíocre nas  Yagis, visto ter comprado
uma antena de móvel para o carro que dizia no plástico 13Db's de ganho.
Diz no pacote e as pessoas compram convencidas que é perfeitamente  possível, julgo que muitas vezes não entendem o conceito do Decibel.
Os construtores com poucos escrúpulos já se aperceberam disso à muito tempo e aproveitam.
Quem apresenta números verdadeiros corre sempre o risco de ficar mal na foto.
Essa miraculosa antena vertical para carro com 13dB, pela voz do tal colega, "dava bigode" a uma yagi de 7 elementos

Os colegas menos atentos ou menos conhecedores antes de fazer uma compra devem-se aconselhar sempre
junto de quem tem experiência ou conhecimento de causa, para que assim não comprem gato por lebre.

Alem de essas antenas serem de funcionamento duvidoso os fabricantes não têm rosto o que depois torna difícil
a resolução dos problemas.

73's

Matias