ARLA/CLUSTER: Contacto entre ISS e Escola em Portugal

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Quarta-Feira, 22 de Julho de 2009 - 11:22:19 WEST



Correcção :O Cosmonauta Russo RA1SS chamava em FM.
73's
From: ct1ffu  hotmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Contacto entre ISS e Escola em Portugal
Date: Wed, 22 Jul 2009 10:15:22 +0000








Bom DiaPois foi, o astronauta OR4ISS estava constantemente a chamar ST1HHPenfim, assim temos a certeza que lá em cima estava um humano, pois só um se podia enganar assim he he.Ainda escutei extemporaneamente o Cosmonauta Russo RA1SS a chamar em SSB para teste do equipamento, só depois passou o micro ao Astronauta Belga De qualquer das formas, foi um acontecimento notável, bem organizado e coroado de sucesso.A meu ver, é um orgulho para todos os radioamadores e a nossa classe com uma actividade destas, viu o seu prestigio ser projectadona sociedade.Os parabéns á ARISS, á REP e á Escola S. Romão TrofaVamos lá todos ver agora a reportagem na televisão.
73's  Matias 

Date: Tue, 21 Jul 2009 22:02:56 +0100
From: ct1hzu  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: Contacto entre ISS e Escola em Portugal

Boas noites,
 
Depois de ter conhecimento de que a escola E.B. 2/3 de S Romão do Coronado, Trofa, ter sido seleccionada para estabelecer uma comunicação via rádio com a Estação Espacial Internacional, não quis perder a oportunidade de ouvir e ver como decorria o contacto. Há uns meses a esta parte construí uma antena yagi portátil para "matar" a curiosidade de efectuar uns contactos via satélite, são 4 elementos em VHF cruzados com 8 elementos para UHF. Pois bem, fui buscar a referida antena à garagem e montei o estaminé na varanda do shack (não me apeteceu ir para o terraço com os equipamentos todos). A REP disponibilizou um link de live streaming de vídeo e áudio no seu site e assim, podia ouvir as questões que os alunos daquela escola colocavam ao astronauta de serviço e, directamente no rádio, podia ouvir as respostas do astronauta. As condições estavam boas e recebia a estação na minha antena portátil com S9+20, achei foi estranho que o astronauta se tivesse enganado no indicativo do colega Luciano, pois solicitou ST1HHP em vez de CT1HHP. A entrevista correu muito bem, mas a certa altura deixei de escutar porque fiquei tapado com o meu prédio.

 
É sempre agradável ouvir um QSO desta natureza e tenho a certeza que alguns dos alunos que participaram nesta iniciativa, ficaram com o "bichinho" do rádio amadorismo implantado.
 
Pena é que sejam tão escassas iniciativas desta natureza. Se calhar e, aproveitando o tempo de antena, até que não seria má ideia, as diversas associações existentes, contemplarem nos seus planos de actividades anuais, uma visita a uma escola no sentido de mostrar as várias vertentes do radio amadorismo...

 
Bom mas para terminar, gostaria de felicitar o colega Luciano Melo pelo facto de ter possibilitado este contacto, não só pelo material instalado na escola, mas também como depois coordenou no momento, o desenrolar da entrevista.

 
73's de
Pedro, CT1HZU
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!
_________________________________________________________________
Compartilhe os momentos mais importantes da sua vida.
http://www.microsoft.com/brasil/windows/windowslive/products/photos-share.aspx?tab=1
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090722/df53c617/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER